Pronomes reflexivos – Reflexive pronouns

Pronomes ReflexivosHello!!

Para darmos continuidade a nossa saga “pronominal” o assunto hoje são os reflexive pronouns! Mas caso esse seja o seu primeiro contato com o assunto, eu aconselho a leitura do meu primeiro post para facilitar a compreensão de termos usados aqui, mas não se preocupe porque são muito simples de entender!

Então saiba agora como são usados os pronomes reflexivos!

Quando paramos para pensar na palavra reflexivo lembramos de reflexo ou espelho, certo? E é justamente essa a ideia, pois os reflexive pronouns são usados quando a pessoa que recebe a ação, no caso o objeto da frase, é a mesma que executa a ação, ou também conhecida como sujeito.

Repare que esses pronomes aparecem sempre imediatamente após o verbo.

I gave myself a gift (Eu me dei um presente)

I saw myself in the mirror (Eu me vi no espelho)

I burned myself with the torch (Eu me queimei com a tocha)

O padrão que é possível perceber na tabela apresentada no começo desse post é que para as pessoas do singular a terminação é self e para as pessoas do plural a terminação é selves, o que conhecemos como variação em número. Além disso cada um dos sujeitos tem seu reflexivo correspondente, portanto toda vez que você usar determinado sujeito você usará seu respectivo pronome reflexivo.

Make yourself a favor! Go to sleep! (Faça um favor a você mesmo! Vá dormir)

Take care of yourselves kids! (Cuidem-se crianças!)

She blames herself for what happened! (Ela se culpa pelo que aconteceu!)

Já mencionei a licença poética nesse blog e mais uma vez volto a dizer: Músicas são ótimas para aprender inglês, mas não gramaticalmente… Há uma música chamada “I love me” da Meghan Trainor, o correto seria “I love myself”, porém melodicamente não ficaria bom… Então cantamos errado mesmo que fica legal!

Os pronomes reflexivos também podem ser utilizados para enfatizar algo ou alguém! É importante nesses casos colocar o stress durante a fala justamente nessas palavras para deixar clara a mensagem.

They themselves did the homework (Eles mesmos fizeram a lição de casa)

I analyzed the letter itself (Eu analisei a carta em si)

Michael Jackson himself autographed this paper (O próprio Michael Jackson autografou este papel)

Então resumindo: Quando usados após o sujeito ou objeto os pronomes tem função enfática!

E para fechar temos o uso dos pronomes reflexivos precedidos da preposição by adquirindo o significado de “sozinho”, “por conta própria” e similares:

My mother went to the forest by herself (Minha mãe foi para a floresta sozinha)

We painted this house by ourselves (Nós pintamos esta casa sozinhos/ por conta própria)

“aaaaaaaaaaaall byyyyyyyyyyyy myyyyyyyyyyyyseeeeeeeeeeeelf, don’t wanna bee, aaaaaaaaaaaall byyyyyyyyyyyy myyyyyyyyyyyyseeeeeeeeeeeelf, anymore…”

Espero que tenham aprendido mais essa parte sobre os pronomes! 😀

Deixe um comentário

