Tempeh é pra ver ou pra comer?

Olá!

Devido ao projeto que desenvolvemos no 4º semestre do curso técnico de alimentos, boa parte do meu tempo foi dedicada para realização de testes, visitar lugares, entrar em contato com empresas, pesquisar sobre o produto, mercado, matérias primas, viabilidade econômica, etc. e ainda tive que lembrar de todo o resto da minha vida…

Tudo bastante diferente e interessante e acredito serem muito legais para compartilhar com vocês! Como foi com o post sobre veganismo 😀

Agora é o tempeh! Muito prazer…

A primeira coisa que preciso informar é que isso é um alimento… Absorvida essa informação podemos continuar!

Originário na indonésia, o Tempeh (Tempê) é um alimento vegetal obtido pela fermentação de grãos pelo fungo Rhizopus oligosporus que torna a digestão dos grãos mais fácil e boa parte dos nutrientes mais bio disponíveis ao nosso corpo, ou seja, fica mais fácil a absorção dos nutrientes pelo nosso intestino.

tempeh

Disponível em: http://byronbaytempeh.com/img/wge.jpg Acesso em:18/12/2016

Esse é um produto originalmente feito com grãos de soja e de forma bastante simples nas regiões mais pobres da Indonésia, porém vem tornando-se cada vez mais popular, principalmente por ser um alimento extremamente proteico e utilizado pelos veganos como fonte de proteínas.

Inclusive foi exatamente com ele que trabalhamos no Senai para desenvolver nosso projeto!

É um alimento muito versátil que pode ser frito, refogado, assado, grelhado ou consumido in natura, pode inclusive ser feito com grãos diferentes como feijão, ervilha, grão de bico, entre outros. Tem um sabor único, que apesar de mudar de acordo com o grão utilizado tem um sabor, aroma e textura bastante característicos devido ao fungo, que é a parte branca que se pode ver nas imagens.

É um alimento pouco conhecido pela maioria das pessoas e causa um certo receio para alguns por causa da aparência dele in natura devido aos fungos e por ter um sabor forte, mas vale a pena experimentar, principalmente quando preparado com vários temperos saborosos, fica realmente muito bom!

Você pode comprar para preparar em casa ou comer em restaurantes que trabalham com esse produto que geralmente são veganos, mas pode facilmente agradar a qualquer pessoa!

Dando um google você encontra algumas opções interessantes caso você tenha interesse!

Anúncios

Um comentário sobre “Tempeh é pra ver ou pra comer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s