Falando Sobre… | Veganismo

Olá!

Nesses últimos meses o projeto final do curso técnico de alimentos esteve entre os primeiros itens da minha lista de prioridades, logo muitas pesquisas e testes foram feitos como preparação para esse momento.

E apesar de nenhuma de nós do grupo fazermos parte desse estilo de vida, decidimos fazer parceria com uma empresa que trabalha fazendo pratos veganos!

E é justamente sobre o veganismo e um pouco do estilo de vida dessas pessoas que vamos falar hoje!

Apesar de ser um mercado crescente no mundo inteiro, inclusive aqui no Brasil, os adeptos desse estilo de vida ainda são poucos, por ser um mercado recente e pouco explorado. Segundo a Target Group Index do IBOPE de 2012 cerca de 8% da população brasileira se considera vegetariana e entre esse número é difícil saber se há veganos, mas de qualquer forma os números vem crescendo!

No site The Vegan Society a definição usada por eles diz que “veganismo é um estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais, seja na comida, roupas ou qualquer outro propósito”. O que significa que, ao menos em teoria, os veganos defendem a libertação de todos os seres vivos, pois quando dizem animais eles se referem aos seres humanos também!

Mas se você alguma vez já parou para perceber, existem diferentes definições que são ditas por aí e podem facilmente serem confundidas. Então vamos esclarecer o que significam alguns nomes:

É possível perceber que os veganos são os mais restritos em suas opções porque esse é um estilo de vida que implica nos cosméticos, remédios, alimentação, vestimenta, lazer, entre outras coisas. E digo lazer, pois você não deve levar um vegano para um zoológico ou para o Sea World, por exemplo!

img_20161024_183533676

By Isamara Nascimento

Por todas essas razões o setor de alimentos tem voltado seu olhar para esse público, pois além da expectativa de crescimento do público, os veganos não encontram tão facilmente nos mercado opções de produtos prontos que substituam de alguma forma as carnes em suas características de sabor e ainda sejam rápidos de preparar como um enlatado por exemplo.

Então a ideia é aumentar a quantidade de produtos no mercado que atenda aos veganos assim como tem sido feito para os celíacos! Porém, isso não significa que os veganos só comem soja, passam fome, não tem pratos saborosos ou que gastam horrores para manter a dieta. Um exemplo disso são as batatas fritas, risotos, macarrão, entre outras coisas são pratos que muita gente come…. E são veganos!

Espero que essas informações tenham sido úteis! Deixarei links aqui em baixo de sites que podem ajudar você que é, ou está pensando em tornar-se vegano!

Beleza Vegana
Guia vegano
Veggi & Tal

Vegana Gente
Vista-se

Anúncios

Um comentário sobre “Falando Sobre… | Veganismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s