Matando a fome | Lindt

img_20160907_144455684

By Isamara Nascimento

Olá!

Lembram do post que eu contei sobre a minha experiência com o Pizza Hut? Pois bem, nesse mesmo dia nós compramos uns bombons da Lindt. E posso dizer que se você não tem dó de gastar dinheiro para saborear um bom chocolate, então Lindt é a opção perfeita!

Lindt é uma marca bastante conhecida, mas eu particularmente só a descobri durante meu curso técnico de alimentos quando essa marca foi citada como referência nas aulas de chocolate! E agora que pesquisei sobre a história da empresa percebi que a qualidade da marca faz todo o sentido!

(IMPORTANTE – qualquer produto ou marca que já apareceu no meu blog não foi patrocinado e com essa marca não será diferente! O dia que isso acontecer eu aviso)

Estudando pude descobrir que um dos vários segredos de um bom chocolate está no processo chamado conchagem! Esse processo é exatamente o que o nome diz: com uma espécie de concha o chocolate, assim que todos os ingredientes foram devidamente misturados e processados, é mantido em um recipiente onde ele é agitado muito suavemente de forma contínua por horas, as vezes dias para que ele fique super cremoso, leve e derretendo na boca!

E o que isso tem a ver com a Lindit? TUDO, porque segundo li no site foi a muito tempo atrás nessa empresa que isso foi descoberto!

Explico…

A empresa é suíça e teve diversos nomes diferentes desde sua criação que foi em 1845 por um homem com nome difícil, David Sprüngli-Schwarz e seu filho com um nome tão difícil quanto, Rudolf Sprüngli-Ammann que decidiram abrir uma confeitaria inovadora que foi a primeira a vender chocolate na forma sólida. Obviamente a ideia foi mais do que aceita pela elite da época e então a empresa dos Sprüngli começou a crescer, ganhou filiais, o nome da empresa virou referência no quesito qualidade, e na verdade nesse meio tempo o nome da confeitaria mudou várias vezes.

Porém o nome que consolidou de vez o sucesso da marca veio quando a confeitaria Sprüngli se uniu, em 1899, a uma fábrica de chocolate também muito conhecida por sua qualidade que era de Rodolphe Lindt. Essa união resultou em uma marca com o nome mais simplesinho que já vi: “Aktiengesellschaft Vereinigte Berner und Zürcher Chocoladefabriken Lindt & Sprüngli”

Fábrica Lindt & Sprüngli, início do século 20

Só que a melhor parte acontece agora, ou melhor em 1879!

Rodolphe Lindt já era um produtor de chocolate conhecido da época, no entanto o chocolate naquele tempo era difícil de produzir e duro, muito duro! E Lindit queria muito descobrir uma maneira de fazer chocolate sólido, porém que derretesse na boca. Para isso ele começou os testes, mas tudo que ele tentava dava errado! Na verdade ele só conseguiu deixar o chocolate esbranquiçado e seus clientes desacreditados…

Seu irmão, que era farmacêutico analisou o chocolate e descobriu que a coisa esbranquiçada no chocolate era gordura cristalizada e isso deu uma luz ao Lindit que pensou em colocar mais grãos de cacau ou até cozinhar a manteiga de cacau, afinal ninguém tinha feito isso antes! Porém mesmo colocando a nova formulação em prática seu objetivo de chocolate cremoso parecia completamente distante…

Desmotivado e vaiado pelos “haters” da época, Lindit terminou seu horário de trabalho numa sexta-feira, saiu da empresa e sem querer, ou talvez de propósito, largou a fábrica com as máquinas funcionando e elas ficaram ligadas o fim de semana inteiro! Quando ele voltou na segunda ele levou um susto porque chegou perto da máquina e viu chocolate queimado, mas que cheirava muito bem e quando ele experimentou ele se tornou a primeira pessoa a sentir a sensação de um chocolate derretendo na boca! *–*

Desde então, 1879, a Lindit tornou-se uma marca superior a todas as outras em aroma e cremosidade reconhecida mundialmente!

https://www.youtube.com/watch?v=vhk58A5qVuQ


No shopping Center Norte em São Paulo eu tive a oportunidade de experimentar esse chocolate e definitivamente é o melhor que já provei até hoje!

Como eu não sou rica (ainda) eu fui pra parte menos cara que é a dos bombons: 100g por R$19,90. Nós compramos 8 bombons nos sabores musse de limão, chocolate ao leite, laranja e coco que saíram por R$20,69.

img_20160907_143618193img_20160907_143756680
By Isamara Nascimento

A loja é bem geladinha como a maioria para manter o chocolate sem derreter, mas o legal é que o chocolate também é geladinho por dentro e derrete muito fácil na boca!!! Não é doce demais, você não sente aquele cebo da gordura que geralmente é tão evidente em outras marcas… Muito bom mesmo!

img_20160907_144135526img_20160907_144306722img_20160907_144322421
By Isamara Nascimento

A terceira foto mostra o mesmo bombom do meio só que mordido, portanto essa bolinha no meio do bombom é o recheio, e é justamente o recheio que derrete completamente de forma fácil e suave. Uma delícia!! Os sabores dos bombons são bastante perceptíveis e não tem como ficar na dúvida do que está comendo, por exemplo, o bombom de musse de limão parecia um musse de limão de verdade!!

Então está mais do que recomendado!!! Pelo menos uma vez por ano vale a pena gastar um dinheirinho e ter um momento de felicidade!! Você não vai se arrepender!

No site da Lindt tem disponíveis algumas receitas interessantes (tudo em inglês) como  por exemplo uma receita do Clássico Brownie de Chocolate e outra colocada esse ano em homenagem aos jogos olímpicos aqui no Brasil que é uma receita de Brigadeiro! Não custa nada dar uma olhadinha para se inspirar 😉

Imagens disponíveis em:
http://www.lindt-spruengli.com/about-us/history/
Acesso em: 22/09/2016

Anúncios

2 comentários sobre “Matando a fome | Lindt

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s