Pensamentos sobre as olimpíadas 2016

O sonho acabou, a vida volta ao normal (como se já não estivesse…) e a programação da TV volta a ficar chata… Acabaram as Olimpíadas aqui no Brasil e há bastante a escrever, então vamos começar!

Nas olimpíadas vimos seres humanos fazerem coisas inimagináveis e superarem os próprios limites! Quando torcemos pelos atletas do nosso país estamos torcendo para ALGUNS dos melhores DO MUNDO, por isso quando eles não ganham medalhas temos que nos lembrar que aquela posição conquistada demorou muito tempo e não é fácil estar onde ele está! Enquanto que com a medalha de ouro, prata ou bronze eles são OS MELHORES naquele momento e ambos, “ganhadores e perdedores” merecem apoio! E foi justamente isso que os torcedores fizeram  com os atletas que “perderam” (salvo algumas exceções infelizmente) e isso foi bonito de ver!

Só que aí teve as vaias… Determinados esportes exigem silêncio e são mais elitizados, tem normas de conduta para quem assiste e fazem parte de toda uma tradição… Aqui a vaia é algo tão natural, pois é uma maneira do torcedor participar do jogo e tentar ajudar seu time a vencer, afinal temos fama de sermos calorosos e nos envolvermos muito com esportes e grandes eventos! Agora a questão é: Foi antiético e desrespeitoso ou uma representação cultural mal compreendida? Gostaria de saber o que você pensa sobre isso… 😀

Foi fascinante ver a garra e superação dos atletas, a solidariedade, a vontade de vencer e a felicidade daqueles que mesmo sem a medalha estavam felizes por terem superado as expectativas e limites. Isso é espírito olímpico!

Não sei vocês, mas ver todos esses atletas foi inspirador! Mostrou que se o Brasil investisse em esportes e edução nós chegaríamos muito mais longe! Mesmo sem investimento e sem tanto apoio eles conquistaram tanto em comparação com a última olimpíada…

Medalhas

Não podemos esquecer que os jogos Paralímpicos estão aí, começarão dia 7 de setembro e o Brasil tem grandes chances de ficar muito bem colocado no ranking de medalhas!

A Cerimônia de encerramento foi bonita em sua simplicidade assim como a abertura, mas talvez tenha sido simples demais e por isso um pouco cansativa devo admitir… No início da abertura tivemos ele mais uma vez, Santos Dumont para cutucar os americanos… vimos fantasias cheias de cor e músicas melhores do que na abertura que acompanhadas pela chuva tinham um charme a mais! As projeções no chão sempre muito bonitas acompanharam Carmen Miranda, a crianças que formavam as estrelas da bandeira e as rendeiras que inclusive são minhas partes favoritas. Deu pra perceber que a cerimônia foi uma festa para agradar o público brasileiro em geral, fazer os atletas se divertirem e promover o carnaval para chamar turistas…

Ao final vimos o show dos japoneses e tivemos certeza que Tokyo será sensacional! Japão e tecnologia são praticamente a mesma palavra, então a todos aqueles que não estavam felizes com as apresentações brasileiras, o Mario e os cubos com LED do Japão foram mais do que perfeitos, trazendo exatamente o que o público quer ver…

Afinal nesse mundo de hoje as pessoas não querem ver uma apresentação com brócolis gigantes dançando samba, muito menos um carro alegórico que demora uma eternidade para dar a volta no estádio enquanto a mesma música se repete over and over again….

Enquanto tudo isso acontecia tirei a conclusão que Brasil e brasileiros tem capacidade de conquistar muito em todos os sentidos! Basta focar no que é REALMENTE IMPORTANTE: educação! A vontade que da é construir esse país que eles tanto mostram para o mundo e assim termos um orgulho completo do país que moramos e não apensas por alguns momentos. Procurar os defeitos e buscar melhorar, construir esse sonho e trabalhar em cima do potencial que é o Brasil e que é cada um de nós… Todo esse evento não resolve os problemas de corrupção, econômicos, sociais, de educação e segurança que temos, pelo contrário, deixa cada um deles ainda mais evidente e mostra o quanto temos que continuar crescendo para sermos uma nação ainda melhor. Mas como aqui não é redação do ENEM não quero prolongar muito essa parte…

Foi divertidíssimo torcer pelo Brasil, acompanhar os esportes e os atletas! Fico feliz em dizer que acompanhei as olimpíadas aqui no Brasil!!

E espero que o esforço e dedicação dos atletas sirvam de inspiração para buscarmos sempre o melhor nos estudos, trabalho, sonhos… para a vida!

Imagens disponíveis em:
<http://cdn.torcedores.com/content/uploads/2016/08/quadro-de-medalhas-rio-2016.jpg&gt;
<http://fw.atarde.com.br/2016/08/g_201686133752624.jpg&gt;
<http://alosp.com.br/home/wp-content/uploads/2016/08/Rio2016-WAG-Qualification-10.jpg&gt;
<http://www.gazetaesportiva.com/wp-content/uploads/imagem/2016/08/14/000_F22MK-1024×682.jpg&gt;
<http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/1c/b2/vm/1cb2vmkbo1rshtllk0rwedh2q.jpg&gt;
<http://cdn.espn.com.br/thumb/622_e3a2b56c-f65b-3116-9b99-a04450a6131c.jpg&gt;
<https://www.gazetaesportiva.com/wp-content/uploads/imagem/2016/08/21/000_FI631-2-1024×660.jpg&gt;
<http://cdn.espn.com.br/thumb/622_a4fce5b3-a1a9-3e76-83aa-3cfb27665e17.jpg&gt;
<https://abrilveja.files.wordpress.com/2016/08/esporte-olimpiada-encerramento-20160821-064.jpg?quality=70&strip=all&w=928&h=613&crop=1&gt;
Acesso em: 23/08/2016

Anúncios

Um comentário sobre “Pensamentos sobre as olimpíadas 2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s