História das Olimpíadas

Olá!

Esse é o assunto do momento e eu vou aproveitar para falar um pouco desse evento histórico que acontece a cada 4 anos em um país sede diferente e apresenta um conjunto de modalidades esportivas! (E não… Não é o lançamento do Pokémon Go no Brasil ¬¬)

Sabemos que a imagem que fica do Brasil enquanto sede dos jogos olímpicos não será muito boa por motivos infraestruturais, políticos, econômicos, e muitas outras coisas… Porém o intuito desse post não é falar sobre esses problemas muito menos exaltar tudo que há de errado! E sim mostrar o que as olimpíadas representam, mostrar um pouco de sua história e aproveitar esse “espírito olímpico” para motivar e fazer a todos que passarem por esse post pensarem!

Esse evento tem sua origem em Olímpia na Grécia desde o século 8 a.C.. Analisando a mitologia o surgimento das olimpíadas foi graças a Hércules que foi obrigado por Hera a realizar 12 trabalhos impossíveis. Assim que completou todos os trabalhos, Hércules decidiu implantar um festival esportivo para homenagear Zeus, seu pai.

Mais ou menos no ano de 2500 a.C. os gregos, devido seus costumes de homenagear os Deuses, reuniam atletas das cidades-estados para praticar alguns esportes e os ganhadores recebiam uma coroa de louros.

Porém por muito tempo os jogos caíram no esquecimento, mas apesar de ficar 1500 anos sem ser realizado, os jogos ganharam vida e se popularizaram na Era Moderna em 1896 graças ao sonho do barão francês Pierre de Frédy de reviver essa tradição.

Após muito esforço e sofrimento, no dia 6 de abril de 1896, 13 países e 285 atletas participaram da primeira edição das olimpíadas! E agora os jogos chegaram aqui, já com várias modificações obviamente, e hoje é o maior evento do planeta e o único capaz de reunir mais de 200 países em apenas uma cidade.

Depois do Brasil, as olimpíadas seguem para Tóquio no Japão em 2020.


Agora falando de 2016… A abertura será hoje às 20:00h e para aquecer os motores resolvi deixar aqui um vídeo com os melhores momentos da cerimônia de abertura de 2008 em Pequim porque foi a primeira vez que eu lembro de ter assistido algo relacionado com olimpíadas e achei muito bem feito! (Tem legendas em inglês caso ajude… :D)

Na imagem abaixo tem os esportes olímpicos, se você ainda não saiba quais são…

Esportes olímpicos

E para dar uma animada qui em baixo vou deixar alguns vídeos das minhas modalidades favoritas 😀

Saltos ornamentais

Nado sincronizado

Ginástica rítmica

Por enquanto é isso, talvez depois que os jogos começarem eu volto para falar mais sobre o que estiver acontecendo nas olimpíadas no Rio!

Imagens disponíveis em:
<https://saydtudo.files.wordpress.com/2016/08/baea0-logo-rio2016-p.png&gt;
<https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/thumb/4/4f/Olympia_2016_-_Rio_(2).svg/722px-Olympia_2016_-_Rio_(2).svg.png>
<http://blog.unibh.br/wp-content/uploads/2016/04/Como_as_Olimp%C3%ADadas_2016_podem_ser_abordadas_no_vestibular.jpg.jpeg&gt;
Acesso em: 05/08/2016

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s