As diferentes utilizações do RATHER

Hello people!

A fim de honrar o nome desse blog o post de hoje é uma dica de inglês bastante valiosa para vocês! Primeiro porque não vejo muita gente falando sobre esse assunto, sendo que ele é importante e depois porque ultimamente falei bastante sobre tudo menos inglês…

Então, agora você vai aprender uma palavra que vale por três e vai enriquecer grandemente seu vocabulário! 😉

Rather é uma palavra muito versátil e tem algumas utilizações básicas. Ela pode ser utilizada para indicar preferências ou alternativas e também para alterar o grau de intensidade de advérbios ou adjetivos.

Ênfase

Rather pode ser utilizado para dar ênfase a um advérbio, adjetivo ou verbo, em geral utilizado para expressar que algo surpreendente ou inesperado aconteceu. Lembrando que esta palavra também pode servir como substituto para a palavra very em alguns casos, apesar de representar menor intensidade. Observe a frase a seguir:

Did you write this letter? I’m actually impressed. It’s rather good! (Você escreveu essa carta? Eu estou realmente impressionada. Ela é muito boa!)

It was rather a surprise to see you with him! (Foi uma grande surpresa vê-la com ele)

I had some rather good news yesterday! (Eu tive algumas boas notícias ontem!)

Alternativas

Ao evidenciar uma coisa em de vez entre outras coisas, é necessário usar a expressão rather than. Essas duas palavras não necessariamente devem estar uma ao lado da outra, no entanto ambas devem estar na frase.

Essa expressão é muito usada em situações em que se usa algo chamado “parallel structures”, que nada mais é do que se referir a palavras da mesma classe gramatical na frase, ou seja, adjetivos, advérbios, pronomes, verbos no infinitivo ou gerúndio.

Let’s take the bike rather than the car (Vamos pegar a bicicleta em vez do carro)

Rather you than me (Melhor você do que eu)

I would rather spend my evening dancing than working (Eu preferia passar minha tarde dançando do que trabalhando)

Outra estrutura correta é o uso do verbo principal da frase na sua forma base to + infinitive enquanto o verbo seguinte a expressão rather than está na forma infinitiva sem o to ou com -ing no final. Por exemplo:

I decided to wait rather than leave

I decided to wait rather than leaving

Preferência

Para dizer que você prefere uma coisa mais do que outra é necessário utilizar a palavra would antes do rather.

I don’t know about you guys, but I would rather eat normally and exercise. That’s the key to a healthy life. (Eu não sei vocês, mas eu prefiro comer normalmente e fazer exercícios. Esse é o segredo para uma vida saudável)

Would you like something to eat?/ I would rather have something to drink please. (Gostaria de algo para comer?/ Eu prefiro algo para beber por favor)

As seguintes estruturas são também bastante comuns:

Would rather + infinitivo sem to:

I’d rather eat now (Eu prefiro comer agora)

When I’m with you there’s no place I’d rather be (Quando estou com você não há outro lugar que eu prefira estar)

Would rather + pronome + past tense:

I would rather you came tomorrow (Eu prefiro que você venha amanhã)

Ou melhor…

Pode ser utilizado para indicar com precisão algum momento ou situação, em geral quando queremos nos corrigir em algo que dissemos:

He arrived late last night, or rather, in the early hours this morning (Ele voltou tarde noite passada, ou melhor, nas primeiras horas desta manhã)


E essas são as maneiras que você pode usar a palavra rather!

Espero que tenham aprendido bastante!

Deixe um comentário

