Tipos de inteligência

Olá!

A inteligência é algo tão subjetivo quanto o tempo, pois achamos que sabemos seu significado até o momento em que ouvimos a pergunta: “O que é inteligência?” E se você é daquelas pessoas que acha que quem sabe física é mais inteligente do que quem sabe história, então acho que você deve rever alguns conceitos… Porque existem tipos diferentes de inteligência e esse é o assunto de hoje!

Saiba como será o seu cérebro em 2050:

Basicamente a inteligência está em todos nós, no entanto ela se manifesta de maneiras diferentes já que fatores genéticos, neurobiológicos, sociais e culturais podem modificar a construção da inteligência em cada um segundo a Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida pelo cientista norte americano Howard Gardner no final do século XX após 25 anos de estudo.

Com essa teoria, Gardner foi o responsável por questionar o conceito do teste de QI, já que ele conseguiu demonstrar de forma prática nas escolas que existem vários tipos de inteligência, cada uma com sua característica e cada ser humano nasce com essas “inteligências”, mas precisam ser estimuladas. No entanto as competências que são as habilidades para desenvolver tais inteligências são adquiridas com o tempo.

Howard Gardner

A explicação é bastante complexa, mas de modo extremamente simples, segundo Gardner existem três estágios do desenvolvimento da inteligência. O primeiro estágio é quando o indivíduo ainda é um bebê e começa a perceber o mundo ao seu redor e processar todas as informações. Já o segundo estágio acontece dos 2 aos 5 nos de idade, e as inteligências começam a se manifestar através do uso de símbolos baseado na compreensão que a criança tem sobre as coisas.

Como por exemplo a manifestação da inteligência espacial que acontece por meio de desenhos, ou da inteligência verbal por meio de histórias ou conversas, entre outros. E por último acontece o terceiro estágio, onde acontece um aprimoramento de cada inteligência desenvolvida até então, baseado no seu meio cultural e o estímulos que  a pessoa recebe mais. Logo, se em sua casa seus pais estimularam muito a leitura, provável que sua inteligência mais desenvolvida seja a verbal.

Gardner defende também que a teoria da Inteligência Múltipla demonstra a diferença entre cada indivíduo, além de considerar mais importante estimular as inteligências do que medí-las.

“Não deveria valer apenas a nota tirada na prova de matemática, mas o respeito pelo  outro e o tipo de ser humano que nos revelamos” – Howard Gardner

As inteligências Lógica Verbal e Lógica Matemática eram as inteligências levadas em conta no teste de QI, depois Gardner percebeu a existência de outras cinco inteligências: Espacial, Musical, Corporal-Cinestésica, Intrapessoal e Interpessoal, constituindo as 7 inteligências clássicas. Depois ele passou a considerar mais duas: a Naturalista e a Espiritualista ou existencial que é na verdade considerada meia inteligência por ele não ter certeza quanto a fé e as supostas curas relacionadas a ela.

Vale lembrar que as inteligências foram divididas dessa forma para fim didáticos, mas na prática usamos várias inteligências ao mesmo tempo e em geral cada um possui uma ou duas inteligências que são mais desenvolvidas, no entanto, mesmo as inteligências estando interligadas, todas elas são independentes e podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa.

HIRO!!!!!!!!!!!!!!!Linguística ou Verbal

É manifestada pela facilidade para língua falada e escrita, capacidade para aprender idiomas e uso da linguagem para convencer e transmitir informações. Encontrada em escritores, locutores e advogados.

Lógica Matemática

É a habilidade de identificar padrões numéricos, de resolver problemas a partir da lógica, trabalhar com longas cadeias de raciocínio, realizar operações matemáticas e investigar questões científicas. Bastante desenvolvida em engenheiros, cientistas, economistas, matemáticos, etc.

Espacial

20Habilidade de reconhecer e manipular padrões no espaço, ou seja, é a capacidade mental de formar imagens, até em 3D, e trabalhar com elas. É útil para quem trabalha com a coordenação motora e tem que compreender o mundo visual, sendo bem desenvolvida em marinheiros, motoristas, decoradores, arquitetos, cirurgiões plásticos.

Musical

É a habilidade que permite compor e perceber padrões musicais, além de representar grande capacidade para identificação de ritmos, tons e timbres. Presente em compositores, cantores, maestros e também dançarinos.

Soooo cute!Físico-Cinestésica

Possibilita um bom conhecimento corporal e de seu movimento, facilitando expressão de sentimentos e ideias. É facilmente encontrada em escultores, atores, dançarinos, mímicos e esportistas.

Intrapessoal

É a responsável pelo conhecimento da própria identidade, provocando autorreflexões. Intuição e sensibilidade são bastante desenvolvidas e é uma capacidade  ligada também com compreensão de si próprio, autoestima e discernimento das próprias emoções. Muito desenvolvida em pesquisadores, psicólogos, filósofos, teólogos, etc.

Oh, snape...Interpessoal

É a capacidade de entender o outro e de comunicação tanto verbal quanto não-verbal. Comum em quem executa trabalhos em grupo, associada geralmente à empatia. É encontrada em terapeutas, vendedores, líderes religiosos, políticos, professores, entre outros.

Naturalista

É a sensibilidade para reconhecer fenômenos da natureza da flora e fauna, como a diferença entre as plantas quase idênticas. Costuma ser encontrada em biólogos, botânicos e membros de tribos indígenas.

Espiritual ou Existencial

Alice in wonderland!É uma inteligência pouco estruturada em termos de conceito segundo Gardner, mas é uma inteligência inata do cérebro e da psique humana, relacionada a capacidade de solucionarmos problemas, ponderar sobre questões existenciais e questões sobre a vida e seus porquês.

Agora que você já sabe de tudo isso talvez fique mais fácil identificar qual inteligência é predominante em você!

Imagens disponíveis em:
<https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/564x/48/04/75/480475559250ae305dbba638cf56c1da.jpg&gt;
<http://s.huffpost.com/contributors/howard-gardner/headshot.jpg&gt;
<https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/2e/6e/28/2e6e28ab0f305a17574d65b4611769bb.gif&gt;
<https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/99/13/5e/99135e86d4ecec0382425eac07dbdde8.gif&gt;
<https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/eb/d7/5c/ebd75c1a80df35b50a0084d9ca48716b.gif&gt;
<https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/e8/d9/d9/e8d9d923ec66bd30d83f3b77f289591b.gif&gt;
<https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/8c/0d/0d/8c0d0dd398cc83ebd8fd8f3069056642.gif&gt;
Acesso em: 29/06/2016

Anúncios

2 comentários sobre “Tipos de inteligência

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s