Festa Junina (São João)

Olá!

O ano está passando rápido, junho já chegou e aqui no Brasil quando estamos nessa época do ano é momento de festa e bastante comida boa porque temos a festa de uma das culturas mais ricas que temos em nosso país, a festa Junina! Então, para mostrar mais uma vez os costumes aqui do Brasil, hoje descobriremos o que é, de onde vem e como funciona a festa junina!

Ah! E pra quem ler o post até o final tem disponível três modelos de convite para você usar na sua festa junina!

Essa é uma festa pagã que surgiu na Europa antiga no período pré-gregoriano, porque os celtas, egípcios e outros povos comemoravam o início da colheita e fertilidade da terra durante o solstício de verão. Juntamente com comemoração, eles homenageavam a deusa Juno, esposa de Júpiter, e por isso a festa era conhecida como festa “junônia”.

Conforme o tempo passou o catolicismo ganhou espaço entre os povos e como não era mais possível acabar com esses festejos a igreja católica, ao invés de condenar, adaptou as comemorações aos costumes cristãos, já as festas aconteciam no dia 24 de junho, período de nascimento do primo de Jesus Cristo, João Batista. Assim, oficializou-se também a homenagem aos três Santos daquele mês: São João no dia 24, Santo Antônio no dia 13 e São Pedro no dia 29. A partir daí o nome da festa tornou-se “joanina”, por causa do nome João e países como Portugal, Itália, França e Espanha passaram a aderir as comemorações.

Acredita-se que o nome Junina pode ter sido uma adaptação que veio com o tempo ou até que o nome mudou devido a comemoração acontecer no mês de junho. Fato é que no período colonial os portugueses trouxeram a tradição para cá e foi muito fácil a adaptação, pois os índios já tinha um ritual parecido de celebrar a agricultura nesse mesmo mês, logo as comemorações se fundiram e por isso temos a festa junina como a conhecemos hoje. É possível identificarmos elementos em nossa festa que vem de vários países diferentes como a quadrilha que deriva de quadrille da França, os fogos de artifício da China e as danças com fitas muito comuns em Portugal e na Espanha.

Atualmente as festas acontecem por todo o país sendo as mais tradicionais no nordeste, onde ocorrem competições de quadrilhas, muito forró e até desfiles. Já as festas caipiras, comuns nos outros estados, contam com quermesses, barraquinhas com comidas típicas, quadrilhas e fogueiras, moças usando vestidos de chita e rapazes com roupas remendadas, tudo sempre bastante colorido!

As músicas dessa celebração são muito alegres e super características da festa, em geral forró! Confira aqui uma playlist com algumas músicas!

As brincadeiras típicas das festas como pular fogueira, correio elegante, pau de sebo, fogos de artifício e várias outras carregam vários significados que vem desde o período pré-colonial e com certeza vão animar a festança! Mas prática que está se tornando cada vez mais rara é soltar balões, devido as leis que proíbem esse ato devido o risco de incêndio!

Agora a melhor parte, e eu não poderia deixar de dizer, é a comida! Como em junho é período de colheita do milho, muitas comidas são feitas a partir dele, mas tem também bastante amendoim e mandioca. Pra ter uma ideia das delícias tem canjica, pamonha, arroz doce, curau, milho cozido ou assado, quentão, vinho-quente, pipoca, pé-de-moleque, maçã do amor, batata doce, cuscuz, cocada, bolos, caldos e várias outras delícias pra esquentar o coração nessa época fria do ano! 


Como prometido, vou deixar aqui três modelos de convite bem simples para festa junina que eu fiz para vocês poderem usar!

Espero que gostem!

Convite de festa Junina - chapéu de palha

Convite de festa Junina - fogueira

Convite de festa Junina - balão

Anúncios

2 comentários sobre “Festa Junina (São João)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s