Estudar nos EUA | O que importa para entrar em uma universidade

Olá!

Há um tempinho eu expliquei um pouco sobre o que fazer para poder estudar nos Estados Unidos mostrando o que é importante durante a etapa de planejamento e toda a parte exigida pelas universidades em termos de documentação.

Mas a partir do momento que você faz todas as provas, manda suas cartas de recomendação e tudo mais, qual dessas coisas é mais importante para universidade que você deseja entrar aceitar você como aluno?

É exatamente o que vamos descobrir agora!

Muita gente acredita que ir bem na prova do vestibular para entrar na universidade é a única coisa que conta, mas há outros fatores que vou apresentar pra vocês começando pelo mais importante e vamos seguindo para o menos importante, mas que ainda sim conta no momento da sua seleção.

Currículo Escolar

SherlockO mais importante para uma faculdade quando estão decidindo se você merece fazer parte daquela instituição são suas notas ao longo de todo o seu tempo como estudante do colégio. Eles procuram alunos que tenham notas altas e regulares, que fizeram cursos preparatórios para faculdade, que tiveram um bom aproveitamento do seu tempo escolar, de preferência com conteúdo de qualidade e que também se preocuparam em estar sempre fazendo algum curso extracurricular.

Nota dos testes de admissão como ACT ou SAT

Existe um tipo de prova que se assemelha ao ENEM em termos de finalidade que é testar os conhecimentos dos alunos e serve também como comprovação do término do high school (colégio). As notas obtidas nessa prova são muito importantes e totalmente levadas em consideração, então se você tirar uma nota abaixo do que a universidade deseja, muito provavelmente você não estará entre os escolhidos.

Pretendo falar melhor sobre essas provas mais pra frente.

GPA

Isso é uma coisa que você terá que fazer, mas é meio complexa então pretendo fazer outro post falando só sobre isso também! Mas rapidamente, GPA ou Grade Point Avarage nada mais é do que a média de notas ao longo de um semestre, bimestre ou trimestre baseado no sistema de atribuição de notas por letras como A, A+, C e etc. Então como aqui no Brasil as notas são de 0 a 10 ou 100 é necessária uma conversão para que a universidade saiba do seu desempenho em notas, mas não é tão importante porque não necessariamente essas notas refletem seu potencial acadêmico.

Essay

Muito provavelmente eu já tenha comentado sobre o que é um essay e em breve farei um post sobre isso, mas basicamente é uma redação que os alunos são obrigados a fazer e que tem um grande peso na decisão sobre se você merece ou não entrar para a faculdade, pois em muitos casos é nesse momento em que você demonstra um pouco da sua personalidade, visão de mundo, conhecimentos socioculturais, seu domínio do idioma e principalmente seus interesses e expectativas a cerca do seu possível futuro na faculdade. Por isso um essay feito as pressas ou que demonstra que você não deu a devida atenção a ele pode prejudicar até o aluno considerado ideal.

Redes Sociais

Sim, eles olham sua vida nas redes sociais e se você mentir alguma informação ou for flagrado em qualquer situação desagradável ou constrangedora… Eles vão levar isso em consideração, então é bom manter uma boa reputação na internet! 

Carta de recomendação

Essa é a melhor maneira que você pode mostrar para a faculdade suas qualidades sem que você mesmo tenha que dizer! Não há nada melhor do que quando alguém, principalmente se for seu professor ou chefe, ressalta suas qualidades e reconhece em você pontos positivos a cerca da sua personalidade. É exatamente para isso que serve a carta de recomendação, mas tem que ser de pessoas que realmente trabalharam com você ou foram seus professores, porque aparentemente algumas pessoas tentam forjar esses documentos criando pessoas fictícias… ¬¬ Não faça isso ok!?

Entrevista

Nesse momento tudo que você já tentou mostrar por meio das notas, essay e cartas de recomendação deve ser confirmado. Por isso ela está aqui no final da lista, porque não adianta você fazer uma excelente entrevista se todo o resto foi ruim… Então se até o momento tudo estiver indo bem demonstre empolgação, pró-atividade, saiba desenvolver bem as palavras e seus pensamentos e o resto vai fluir, basta ser você mesmo 😀

Hmmmmm

Atividades Extracurriculares

Lembra que eu comentei do currículo escolar e das atividades extracurriculares lá em cima né? Então… As atividades extracurriculares aparecem aqui por último porque elas não devem ser feitas só por fazer, tem que ter alguma participação efetiva do aluno com projetos ou liderança para ser realmente válido. As vezes um alunos faz 500 atividades extracurriculares, mas sem qualquer relevância ou envolvimento enquanto outro fez uma atividade onde participou como líder ou fez algum projeto… O segundo aluno estará uns dez passos na frente!

Acho que posso falar mais sobre isso no futuro também haha… Muitos assuntos!


A ideia principalmente de todo esse processo é mostrar que você é um bom aluno e é compromissado com suas tarefas e sua função de aluno. 

É importante ter em mente que eles são bastante rigorosos na escolha dos alunos e não serão bonzinhos com os candidatos, afinal eles não querem qualquer aluno representando o nome da universidade, eles querem alunos inteligentes, aplicados, curiosos e decididos, mas que apresentem boas notas, boa capacidade de interação social e que estejam verdadeiramente empolgados em aprender e estudar naquela instituição.

Cabe ao aluno saber da sua capacidade e das exigências da faculdade para que no momento de escolher a faculdade de interesse seja possível entender suas necessidades e o que a faculdade pode oferecer. Não é preciso focar só na faculdade top do ranking sendo que você muitas vezes nem se adaptaria a ela. Existem boas faculdades que não são tão famosas, mas servem muito bem ao propósito, pense nisso.

Sonhar é bom e muito importante, porém tão importante quanto sonhas é manter os pés no chão e ser realista quanto as dificuldades e suas capacidades!

Até onde você é capaz de ir, de se esforçar e buscar o que deseja?

Imagens disponíveis em:
<https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/39/30/a7/3930a7de56b2a349ccc55c21a41e37e9.gif&gt;
<http://empreendedoradigital.com/wp-content/uploads/2016/03/socialmedia-1764×700.jpg&gt;
<https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/14/36/16/143616cadc41bcfab51c11d372715284.gif&gt;
<http://www.saojosecuritiba.com.br/galeria/getImage/116/3734894659807608.jpg&gt;
Acesso em: 15/04/2016

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s