Falando Sobre… Ser introvertida

Olá!

When you meet a lot of new people in one day: | 26 Cat Reactions For IntrovertsMuita gente trata a introversão como um problema, pois existem casos em que a pessoa vive no extremo da reclusão e não gosta de conviver com pessoas, porém essa situação foge da introversão e passa a ser uma patologia.

Em condições normais não há razão para condenar esse estilo de comportamento, afinal é só um traço da personalidade!

Na maioria das vezes as pessoas introvertidas são vistas como aquelas pessoas tímidas que não falam com ninguém e que têm medo de estar com pessoas, só que na verdade segundo o psicólogo Brian Little os introvertidos são pessoas que ao receberem muitos estímulos do meio onde estão sentem-se cansados ou exaustos, OU SEJA, preferem não interagir com muitas pessoas, tem poucos amigos, preferem ficar sozinhos e não gostam de sair muito, principalmente para lugares muitos cheios, mas quando fazem tudo isso precisam recarregar as energias!

adc 4

Eu percebi em mim algumas características comuns aos introvertidos que vou compartilhar com vocês! Aproveitem e vejam se se identificam:

Não somos bons em conversas superficiais

Não sei vocês, mas eu sou uma das piores pessoas para fazer uma conversa fluir em um ritmo legal quando o assunto é algo aleatório com pessoas aleatórias em lugares aleatórios, por exemplo em pontos de ônibus, fila de banco, supermercados e etc… Se depender de mim a conversa geralmente nem começa…

Disgust

Mas quando surgem assuntos interessantes e profundos, que envolvem conhecimentos mais específicos, opiniões e alguns porquês aí a conversa acontece mais tranquilamente.

Somos bons comunicadores

Eu percebo isso em muita gente que se define como “tímido”, mas quando tem que fazer um discurso ou uma apresentação em público, escrever textos ou explicar algo para alguém se sai muito bem.

Eu, por exemplo, nunca tive problema em falar em público, tanto que na minha formatura eu fui escolhida para ser a oradora. Fiquei bastante ansiosa antes de começar, mas assim que me posicionei para começar a falar e vi as dezenas de pessoas sentadas olhando pra mim fiquei mais tranquila…

Nos distraímos facilmente

Minha tendência é me desligar de tudo a minha volta quando estou com a mente desocupada, em lugares barulhentos ou simplesmente o tempo todo! (risos) E ao que parece quando somos super estimulados nossa tendência é essa mesmo e só voltamos ao normal quando conseguimos estar em um ambiente tranquilo, silencioso ou quando fazemos nossas atividades favoritas como pensar na vida, ouvir música, ler ou só descansar.

pinóquio

Tendemos a escolher profissões que exigem criatividade e solidão

Nossa personalidade pede ambientes onde possamos estar livres para termos nosso espaço, conseguir focar no que estamos fazendo, resolver os problemas com a devida atenção que exigem e quem sabe expressar nossa super criatividade uma vez ou outra…

Isso quer dizer que profissões que envolvem escrita, ciências e tecnologia são ideais, pois proporcionam os estímulos que necessitamos, mas sem muita bagunça! (Tipo escrever em um blog ou trabalhar em laboratórios haha)

Os gatos enxergam nossas almas, por isso sabem como nos olhar do jeito certo #gatos #olhar #lindo: Temos um ar de mistério

Ficamos boa parte de nosso tempo sérios, quietos e só observando o ambiente… Por isso somos um pouco soturnos aos olhos da maioria.

Pensamos muito antes de falar e nem falamos tudo que pensamos

Dificilmente somos movidos por impulsos, então antes de falarmos alguma coisa ou tomarmos alguma decisão há sempre uma reflexão a cerca do assunto ou situação.

Adoramos ficar sozinhos, ter nosso próprio espaço

Nós realmente gostamos de estar com pessoas e em muitos casos nossos amigos são pessoas extrovertidas, porém ao contrário dessas pessoas nós não somos feitos para estar ligados no 220 o tempo inteiro e ficar em lugares agitados, falando o tempo inteiro. Chega um momento que nossa energia se esgota e somos obrigados a recarregar. Só depois estaremos prontos para outra!

When your boss asks you to stay late on a Friday to finish an assignment: | 21 Perfect "Inside Out" GIFs For Every Situation. LOVE THE BLUE!

Não gostamos de falar ao telefone

Quando tenho que ligar para alguém ou atender o telefone e sei que não é nem meu pai, nem minha mãe que estarão do outro lado da linha é um tormento… Não me pergunte porque, mas isso é algo que me incomoda muito! Prefiro mil vezes falar pessoalmente, mas se eu puder mandar mensagens de texto melhor, inclusive respondo bem rápido na maioria das vezes.

Somos muito seletivos socialmente

When somebody starts in on their third pioneer story in their testimony:Se você reparar bem os introvertidos na maioria das vezes não tem muitos amigos, mas não porque são pessoas estranhas, que não gostam de gente, mas sim porque não temos muita paciência nem energia pra ficar lidando com muita gente, muito menos o tempo todo!

Não espere contemos sobre nossa vida e nossos planos pra todas as pessoas que conhecemos ou em uma conversa informal, muito menos que confiemos em todo mundo que aparecer em nossas vidas, somos muito reservados e desconfiados, o que serve como mais um motivo para termos poucos amigos.

Gostamos de estar com as pessoas certas nos momentos certos

Quando decidimos sair ou conversar com alguém, tudo isso pode ser muito produtivo e legal se nós estivermos interessados em fazer isso. Somos pessoas normais, divertidas, podemos ser interessantes e cheios de coisa para dizer, mas só quando estamos com quem queremos estar e nos momentos que estamos bem para isso.

Quando as pessoas ficam insistindo para comparecermos a algum lugar que não queremos nos sentimos mais ou menos assim…

Walking through the hallways


Tudo isso poderia ser algo totalmente simples e normal relacionado a personalidade das pessoas! Porém, devido a tendência de cada um achar que o que é delas é sempre melhor ou sempre correto criou-se uma tendência de supervalorização e desvalorização de ambos os lados. Já vi coisas como “Aprenda como deixar de ser introvertido” ou “Veja como ser menos extrovertido”!

No entanto pelo introvertido ser como é os problemas sempre pesam mais pra quem está desse lado e inclusive por causa das “regras sociais de convivência” os introvertidos são sempre mal vistos e desprivilegiados. Mas a principal diferença é que os introvertidos tem diferentes necessidades e vontades do que os extrovertidos.

Ambos tem qualidades e defeitos… Simples assim!

Imagens disponíveis em:
<https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/e4/94/45/e4944539e382719963b837171793f7c9.gif&gt;
<https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/22/5d/f0/225df0ce228c226afae5ade772fcc6a2.gif&gt;
<https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/ba/c3/5d/bac35d4c056becf7ffa3f7ebcead0bd4.gif&gt;
<https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/f5/2c/eb/f52ceb0076dce4cb7bf213ab49e4106b.gif&gt;
<https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/564x/ad/4d/fa/ad4dfaf30d1f58db0b8531621e9567d3.jpg&gt;
<https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/04/0d/fb/040dfbca250e5eca496afd2c4a179310.gif&gt;
<https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/88/ba/b1/88bab1eaa6b175f94294c2a79adc3f17.gif&gt;
<https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/51/fb/b5/51fbb5ab5b67af6e88d9b9d03267c018.gif&gt;
Acesso em: 23/03/2016

Anúncios

4 comentários sobre “Falando Sobre… Ser introvertida

  1. jorge disse:

    Interessante e inteligente. A capacidade de se alto avaliar identifica uma inteligência emocional incomum à maioria das pessoas, mas devemos considerar também que o comportamental de um individuo tem muito a ver com o meio social, o ambiente em que vive, notadamente o familiar que é o nosso primeiro convívio social. Ser extrovertido ou introvertido, bom ou mau tem tudo a ver com o que absorvemos daqueles que nos educam. Você com certeza é uma pessoa centrada e metódica em suas atividades. Nas relações interpessoais é muito seletiva, observando atitudes e valores pessoais dos indivíduos que te cercam. Isto não é ser introvertida é ser inteligente, observar antes pelo tempo necessário, não é introversão ou timidez é sabedoria que com certeza lhe trará bons frutos.
    A capacidade de falar em público indicam o contrário de introversão, a capacidade de ter bons colegas ou boas pessoas ao seu lado, que te admiram pelo que você é, e pelos seus atos, demonstra sua capacidade seletiva e que não existe a necessidade absurda de estar em evidência a não ser por seus méritos incomuns, que aos poucos são notados e admirados até por aqueles que fingem não notar suas qualidades e só não estão próximos de você por que você simplesmente escolhe os melhores para estarem ao seu lado, e isso é um privilegio para eles, mesmo que não saibam, e uma segurança para você. Eu sei disso pois tenho uma princesa que é parecida com você e ela é ótima em tudo como eu sempre soube que seria. Tem seus defeitos que irá descobrir com o tempo, longo tempo que lhe resta, mas com certeza ser introvertida não é um defeito, por que você não é. E se fosse seria uma qualidade. O seu comportamental pode ser mudado por ti, no momento que achar necessário e justo. Um conjunto de características moldam nossa personalidade e algumas levam uma vida para se perceber, não se preocupe em descobrí-las tão já, não tenha pressa.

    Curtir

    • Isamara disse:

      Engraçado como consegue me definir tão bem! Parece até que me conhece.. hahaha
      Concordo com o que disse e sem dúvida me fez refletir! Reflexões são boas, principalmente quando são a respeito de nós mesmos!
      Obrigada por escrever! 🙂

      Curtir

  2. Maria disse:

    Cada um é o que é, por isso que somos diferentes e único. Ser introvertido não é um defeito, ao meu modo de ver é um estado que pode ser passageiro e um meio de defesa que criamos. Não devemos ter isso como um fardo e muito menos como um grande problema. Temos sim que viver a vida para descobrirmos o melhor de cada pessoa e assim termos a certeza do que é melhor pra gente e nossa verdadeira função no mundo e na sociedade . Só com o tempo e maturidade que descobrimos o melhor de tudo que nos cerca nesta vida. E que é na simplicidade que encontramos respostas para nossos anseios e a palavra chave para tudo isso, rir. Ria de tudo que as coisas serão mais leves.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s