Dia Internacional da Mulher – A História

Olá!

Dessa vez um olá especial para as mulheres!!

Decidi aproveitar o momento e falar sobre o porquê comemoramos esse dia, a final vale a pena relembrar a história que concretizou nossos dias atuais e fez com que nós mulheres passássemos ter a independência, a superar aos poucos os preconceitos e deixar de ser o sexo frágil… Mas essa estrada está bem longe de acabar e ainda há muito para se percorrer!

Desde o século XIX surgiu a ideia de se ter a igualdade de direito entre homens e mulheres e um dia dedicado para nós, porém só no século XX com as mulheres ao redor do mundo reivindicando por igualdade, melhores condições de vida e trabalho que isso se tornou possível. Para se ter uma ideia os movimentos começaram já na Primeira Guerra Mundial com as mulheres russas buscando melhores condições de vida e se posicionando contra a participação da Rússia czarista na 1ª guerra.

No período de industrialização das fábricas e expansão econômica as mulheres realizavam muitos protestos para conseguir melhores condições de trabalho. Em 8 de março de 1857, mulheres que trabalhavam em uma fábrica têxtil reivindicaram seus direitos, porém o protesto foi reprimido com muita violência e muitas mulheres foram mortas. No entanto o fato mais simbólico ocorreu em 25 de março de 1911, na fábrica Triangle Shirtwaist em Nova York onde 149 pessoas morreram em um incêndio, a maioria mulheres devido a mais um protesto realizado. Acredita-se que as mulheres foram trancadas e queimadas vivas nos dois casos.

Dois anos antes em 28 de março de 1909 mais de 15000 mulheres foram as ruas também em Nova York para “comemorar” o dia das mulheres pedindo melhores salários, redução da jornada de trabalho e direito ao voto.

Após muitos acontecimentos como esses o dia 8 de março foi oficializado pela ONU em 1975 como o dia da mulher!


Agora que já relembramos o que esse dia representa, tenhamos em mente que não foi algo fácil termos os direitos que temos hoje e por isso devemos valorizar tudo isso e continuar buscando sempre o que é nosso por direito!

MULHERES orgulhem-se do que tem, orgulhem-se de serem mulheres! Saibam da sua força e capacidade, lutem pelos seus objetivos e suas vontades, mostrem para o mundo que devemos ser respeitadas porque antes de mais nada somos serem humanos com qualidades e defeitos, perfeitas em nossas imperfeições e que podemos sim sermos sensíveis e delicadas, mas com muita força e coragem!

Parabéns a todas as mulheres!

Imagens disponíveis em:
<http://web.mundodastribos.com/721056-Origem-do-dia-internacional-da-Mulher-630×340.jpg&gt;
<https://saydtudo.files.wordpress.com/2016/03/25542-feminismo2.png&gt;
<http://cdn1.mundodastribos.com/721056-Origem-do-dia-internacional-da-Mulher-2.jpg&gt;
Acesso em: 08/03/2016

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s