Estudar nos EUA | O que fazer?

Olá!

estudar nos EUA

Imagem feita por Isamara Nascimento

Muitas pessoas tem o sonho de estudar fora no entanto não é só fazer as malinhas e ir tentar a sorte, existem muitos detalhes e muita burocracia para que esse sonho possa se tornar realidade.

Cada país tem um sistema e muita coisa a se considerar! E como eu sou uma dessas pessoas que já teve essa ideia, eu já fiz várias pesquisas sobre o que fazer para conseguir estudar nos Estados Unidos e vou compartilhar aqui com vocês tudo que eu descobri.

Planejamento

Pesquise as universidades com antecedência, ou seja, no mínimo um ano e meio antes de ir estudar efetivamente. Veja as faculdades que se enquadram nas suas necessidades acadêmicas (graduação ou pós-graduação), custo total dos estudos e certifique-se sobre o que cada faculdade exige no processo seletivo.

Universities

Imagem feita por Isamara Nascimento

Não fique limitado a somente uma faculdade, escolha pelo menos 5 considerando o curso de interesse e também o início do ano letivo do país que é entre agosto e setembro e o período de admissão de alunos, além do ranking das universidades, localização e região, custo total, faculdade pequena ou grandes universidades, credenciamento (certificado que atesta que a escola cumpre um determinado padrão acadêmico, caso contrário seus estudos serão em vão) e entre outras coisa.

Nesse momento é ter paciência, pesquisar bastante na internet, entrar em contato com as universidades, buscar alunos que já estudaram ou que estudam lá para ter certeza de como tudo funciona.

Proficiência no Inglês (TOEFL, IELTS, FCE)

Na grande maioria das universidades dos Estados Unidos é necessária uma comprovação que demonstre seu nível de fluência no inglês para que o candidato possa conseguir uma vaga. Essa comprovação você consegue por meio da realização de provas que podem ser: TOEFL, IELTS ou até mesmo o FCE que eu já falei aqui no blog pra vocês.

É necessário ter certeza qual dessas provas a universidade que você quer exige para que você não perca tempo nem dinheiro, já que elas são um pouco caras. As duas primeiras provas que eu citei TOEFL e IELTS são as mais comuns, mas também existem universidades que não exigem nenhuma das duas, no entanto é feita uma entrevista por telefone ou pessoalmente, por isso é importante pesquisar.

Se o seu nível de inglês é muito baixo você tem que começar a estudar inglês em algum curso ou por conta para conseguir uma nota boa nesses testes e provar que você tem capacidade de falar e entender inglês o suficiente para estudar nos Estado Unidos.

Prova SAT ou ACT

Existe um sistema que se aplica a todos os alunos dos Estados Unidos, sejam eles nativos do país ou não, que é a realização de uma prova que demonstre que o aluno tem um bom domínio dos assuntos do ensino médio e tem capacidade de passar por uma graduação.

 

Essas provas podem ser o SAT (Scholastic Assesment Test) ou ACT (American College Test), tudo depende da universidade de interesse e do que ela vai exigir, mas de qualquer forma você terá que fazer um ou outro e em ambos é necessário o pagamento da inscrição para fazê-las.

Cartas de referência ou recomendação

Esse é o momento de correr dos professores do colégio, quem sabe o chefe da empresa onde você trabalha e pedir para que essa pessoa escreva uma carta a seu respeito como aluno e/ou profissional.

É importante que na carta haja informações sobre suas vivências profissionais, habilidades e qualidades no geral como por exemplo: participativo, extrovertido, dedicado, senso de liderança, comprometimento em aprender, entre outras coisas.

Documentos e tradução

Durante a inscrição do processo seletivo são exigidos alguns documentos e eles deverão estar devidamente traduzidos para o inglês como por exemplo seu histórico escolar e as cartas de recomendação citadas acima. Essa tradução é feita por um tradutor registrado em associações ou juntas comerciais por até R$200,00, então vale pesquisar os preços direitinho.

Visto de estudante

Caso passe em todos os testes você será aprovado na universidade e aí é  só fazer seu visto de estudante, que é um pouco mais caro do que o de turismo. Para isso a universidade vai te enviar documentos que comprovem seu vínculo com a instituição e assim, no dia da sua entrevista no consulado brasileiro você pode apresentá-los ao cônsul e tudo dará certo.

Muito provavelmente antes de enviar os documentos, a universidade pedirá que você pague a taxa de inscrição e até algumas outras.

IMG_20160209_171149153

Imagem feita por Isamara Nascimento


Resumindo… Pesquise muito bem tudo o que você quer, guarde dinheiro porque não sei se você reparou, mas você vai ter que pagar taxas em praticamente todos os momentos. Estude bastante inglês e tudo mais o que se aprende no ensino médio, demonstre seu entusiasmo nas entrevistas e redações de intenção.

Depois disso é só arrumar as malas, pagar as passagens e partir para os estudos!! 😀

Anúncios

Um comentário sobre “Estudar nos EUA | O que fazer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s