Carnaval no Brasil

Olá pessoas!

Aqui no Brasil é época de carnaval e não há momento melhor do que esse para falar sobre essa tradição tão típica do nosso país que se tornou símbolo do Brasil. No entanto existem tradições, significados e histórias que rodeiam todo esse evento que são deixadas de lado.

E é sobre isso que vamos falar hoje, sobre esse momento de festa que acontece todos os anos não importa o que aconteça…

Antes de qualquer coisa é bom saber da origem do carnaval que, aqui no Brasil, surgiu por influência dos portugueses por volta de 1723 e recebia o nome de entrudos. Essa festa era mais ou menos do jeito que é hoje com desfiles de pessoas usando máscaras e fantasiadas, porém o tempo foi passando e a festa foi sendo incrementada até ficar do modo que é hoje.

Porém o mais legal desse ano de 2016 é que o carnaval veio com o jeito de alguns anos atrás porque o carnaval de rua com blocos e marchinhas voltou e aconteceu em todo o país, de modo organizado e sem grandes confusões, coisa que há tempos não acontecia.

Esses blocos sempre foram comuns desde o século XIX e sempre tiveram uma pegada de protesto e humor com trocadilhos e historinhas curtas nos enredos das marchinhas tão conhecidas por nós como Cidade Maravilhosa, Cabeleira do Zezé, Allah-la Ô, Mamãe eu quero e várias outras.

Mas mesmo com essa tendência do carnaval de rua esse ano, o nosso Brasil é muito grande e cada região, cada estado tem suas tradições como por exemplo: No Pernambuco o frevo, maracatu e bonecos de Olinda são muito comuns, no Rio de Janeiro e São Paulo os desfiles são a grande atração com as competições entre as escolas de samba, na Bahia o grande foco são os trios elétricos com apresentações de cantores famosos para grandes multidões e também o Olodum que apareceu no clipe de They Don’t care About US do Michael Jackson.

Falando nos costumes, aqui em São Paulo os desfiles acontecem no Sambódromo que é basicamente um lugar só pra isso ou alguns eventos como foi a WorldSkills. E lá acontecem as competições que são o símbolo do carnaval por aqui e que se difundiu pelo mundo como o carnaval do Brasil como aparece no filme Rio por exemplo.

Aqui em São Paulo os desfiles já começaram e não se fala de outra coisa… Se você tem alguma história de carnaval ou talvez alguma dúvida deixe aqui nos comentários!

Imagens disponíveis em:
<https://saydtudo.files.wordpress.com/2016/02/98ebe-corso-2.jpg&gt;
<http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/bv/vm/gr/bvvmgrvz5y7cckeowdywu7kd7.jpg&gt;
<http://s2.glbimg.com/HeyNcAFPUu4r-d2cAGe-TqdRB2C8jjVD186WOXhxUE4TeWqKwj0wzIfTzRkjsBpn/g.glbimg.com/og/gs/gsat1/f/original/2015/02/12/rio_linda-carnaval.jpg&gt;
<http://i1.r7.com/data/files/2C95/948F/2F33/D409/012F/35D4/A5F9/5326/08.jpg&gt;
Acesso em: 06/02/2016

Anúncios

Um comentário sobre “Carnaval no Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s