Resenha | A Origem dos Guardiões (Rise of the Guardians)

Olá! 😀

Já que estamos em um clima natalino eu resolvi falar sobre um longa metragem que descobri recentemente, mas que na verdade foi lançado em 2012! Eu estou falando da animação A Origem dos Guardiões (Rise of the Guardians), porém antes de tudo eu quero compartilhar uma lenda nórdica, escandinava ou se preferir dos Vikings com vocês que tem a ver com o personagem principal da história desse filme que é Jack Frost.

Jack Frost, die Hüter des Lichts: Antes conhecido como Jokul Frosti, ou em português pingente de neve, as pessoas acreditavam que ele era um elfo que ninguém conseguia ver, ouvir ou tocar e que passava as noites frias do inverno fazendo desenhos de gelo em janelas e pregando peças nas pessoas com as geleiras, avalanches, rios congelados ou o fato de no frio seu nariz ficar meio adormecido.

No entanto ora ele era descrito como um velho, ora como um jovem ou simplesmente um espírito e da mesma forma que era brincalhão e alegre, se provocado por qualquer pessoa ele matava sem pestanejar, soterrando-as na neve ou congelando-as, tornando-se visível apenas nos segundos finais de vida da pessoa.

Apesar de sua história não ter nada a ver com o cristianismo, mas justamente por causa do cristianismo, esse personagem se tornou bastante conhecido por suas aparições em filmes geralmente relacionados ao Natal como no filme “Jack Frost” de 1998 que não tem nada a ver com a lenda original.

De qualquer modo quando estiver em lugares com neve e algo estranho acontecer, melhor ficar esperto…

MAS agora vamos ao breve resumo do filme!

O filme é sobre o Papai Noel, Coelho da Páscoa, Fada do Dente e Sandman (responsável pelos sonhos das crianças) que juntos formam um grupo de guardiões das crianças. Todos eles mantém as lendas e crenças vivas nas crianças até que o Breu, também conhecido como bicho papão, tenta espalhar o medo e a escuridão por todo o mundo e fazer todas as crianças pararem de acreditar nos guardiões. Então Jack Frost, um jovem invisível que controla o inverno, é indicado para se tornar um guardião e para ajudar no combate ao Breu, e nesse meio tempo ele acaba descobrindo muita coisa sobre sua emocionante história.

A primeira vista parece só mais uma animação com personagens bonitinhos e uma história qualquer, que de fato não é super inovadora, mas consegue trazer muitos pontos interessantes de modo muito agradável. É um filme que tem vários momentos engraçados e divertidos, mas tem também uma carga dramática e emocional muito presente, principalmente no que diz respeito ao Jack Frost.

Mesmo sendo ele o personagem principal, isso não tira da história o seu foco que é fazer com que as crianças continuem acreditando nesses seres fantásticos e nem deixa os outros personagens menos importantes já que nesse filme eles são lutadores, ágeis, modernos e não aquelas criaturas fofas e frágeis que estamos acostumados a ver (menos a fada que continua sim muito fofa). O Coelho da Páscoa é todo durão e se defende com bumerangues, o Papai Noel tem tatuagens e dirige um trenó turbinado e o Sandman apesar de fofo é bastante sensato e corajoso.

Resultado de imagem para sandman a origem dos guardiões

Seguindo a ideia do filme que é fazer as crianças acreditarem nesses seres, a transformação que deram aos personagens foi ótima já que só a fofura não convence mais as crianças de hoje. O ponto a ser pensado como ruim da história seria mostrar as crianças completamente dependentes desses seres para serem felizes e conseguirem se defender, o que não é bem o caso, mas até aí é aceitável…

As vozes dos personagens em inglês foram feitas por grandes estrelas como Chris Pine (Jack Frost) Jude Law (Breu), Hugh Jackman (Coelho da Páscoa) e Alec Baldwin (Papai Noel) e ficou muito legal. Temos bons dubladores no Brasil e em português as vozes ficaram muito boas também, com Isabelle Drummond e Thiago Fragoso deixando a animação agradável de se assistir.

De um modo geral é uma história muito interessante, a animação é ótima, principalmente em 3D, é bastante moderno e divertido, além de nos emocionar também… Super recomendado para vocês assistirem com toda a família!

Imagens disponíveis em:
<https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/5f/45/5c/5f455c3ce9625a0c35f54e9bc89b927d.jpg&gt;
<https://ladygeekgirl.files.wordpress.com/2012/11/rise-of-the-guardians-01.jpg&gt;
<https://saydtudo.files.wordpress.com/2015/12/de910-rise-of-the-guardians_jack-frost.jpg&gt;
<http://filmspot.com.pt/images/media/401.jpg&gt;
<http://images6.fanpop.com/image/photos/32400000/Rise-of-the-Guardians-Profile-rise-of-the-guardians-32401380-960-960.jpg&gt;
<http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/3a/hl/jl/3ahljlwdd7ey87ohzbwjd5k7e.jpg&gt;
<http://ortodontiacuritiba.com.br/clinica/wp-content/uploads/2013/12/saude-bucal-para-crian%C3%A7as1.jpg&gt;
Acesso em: 22/12/2015

Anúncios

Um comentário sobre “Resenha | A Origem dos Guardiões (Rise of the Guardians)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s