Primeiro ano do Curso Técnico de Alimentos

Olá!

O ano passou assustadoramente rápido e agora está acabando, e para nós do curso técnico ainda há alguns dias de aula, mas já posso fazer um balanço do que aprendi durante esses dois semestres e é exatamente isso que eu farei aqui!

Vou explicar e mostrar um pouco das coisas que aprendemos e fizemos na escola! Assim se você tem interesse em fazer esse curso ou algo relacionado a isso você já pode ter uma ideia melhor do que te espera! Porém se você não faz ideia do que se trata esse curso, nesse post aqui eu explico tudo pra vocês!

Alimentos

Foram dois semestres, no primeiro as matérias foram Comunicação Oral e Escrita (COE), Frutas e Hortaliças (FEH) e Industrialização de Pães, Massas e Biscoitos (IPMB).

Comunicação Oral e Escrita

Tivemos assuntos como tipos de linguagem, gêneros textuais, normas ABNT, estruturação de bons textos e relatórios técnicos e também apresentação em público. Tudo isso é para que como técnicos possamos desenvolver relatórios, dar palestras, saber nos comunicar com funcionários de modo geral. Ao final dessa disciplina fizemos uma apresentação final sobre nanotecnologia que foi bastante interessante!

Frutas e Hortaliças

Iniciamos essa disciplina com um assunto super importante para todo o curso que é sobre microbiologia onde conhecemos os microoganismos que fazem bem ao nosso organismo, os que estragam os alimentos (bactérias deteriorantes) e aqueles que podem até nos causar graves doenças (bactérias patogênicas). Vimos sobre boas práticas de fabricação, todos os fatores que podem impedir o desenvolvimento dessas bactérias, composição química dos alimentos e métodos de higienização.

Depois disso passamos para a parte específica sobre frutas e hortaliças como por exemplo fisiologia pós-colheita das frutas que é o acontece com a fruta no processo de maturação e etc, etapas básicas de seleção de matéria prima, entre outras coisas. Plantas e laboratórios são os lugares onde realizamos as aulas práticas, onde nesse caso fizemos análises de enzimas responsáveis pelo escurecimento de algumas frutas, análise do processo de maturação de laranja e banana, análise de acidez, produzimos geleia, doce de abóbora, conserva vegetal, banana passa e diferença entra néctar, refresco e suco.

2015-03-05 15.55.21

By Isamara Nascimento

Industrialização de Pães, Massas e Biscoitos

Começamos direto com o tema específico: farinha! Sua história, diferentes tipos, utilidades, maneiras de analisar as farinhas com equipamentos que inclusive foram usados logo na primeira aula prática! Vimos os possíveis problemas que um moinho de trigo pode enfrentar com pragas, defeitos na refinação da farinha, composição química do trigo.

Nas plantas fizemos bolo inglês, pão de leite, pão de coco, pão italiano, massa fresca, seca e recheada, cookies e crackers.

2015-04-10 16.36.46

By Isamara Nascimento

Já no segundo semestre as disciplinas foram Industrialização de Carnes e Alimentos para Animais (ICAA), Industrialização de Leites e Derivados (ILD), Gestão de Pessoas e Industrialização de Balas, Chocolates e Confeitos (IBCC).

Industrialização de Carnes e Alimentos para Animais

Foi a mais extensa disciplina do segundo semestre, onde vimos sobre os tipos de animais de corte, maneiras de abate, estrutura e composição química da carne, possíveis defeitos em carnes e produtos cárneos, transformação do músculo em carne, entre outros. Podemos aprender mitos e verdades sobre os produtos cárneos, como são feitos e até as fraudes que acontecem em alguns lugares e indústrias para vender produtos inadequados ao consumidor.

Na aula prática fizemos análises laboratoriais em carnes para identificar se estavam boa para consumo ou não, produzimos hambúrguer, frango marinado, linguiça frescal, apresuntado, salsicha, salame, surimi e kamaboko. Esses produtos estão escritos por ordem de dificuldade do mais fácil ao mais complexo de ser produzido, sendo os dois últimos produtos de peixe da cultura japonesa.

A parte de Alimentos para Animais será uma aula só a respeito disso e nós que vamos pesquisar para podermos apresentar, algo bem simples, só pra constar mesmo.

2015-09-23 16.25.49

By Isamara Nascimento

Industrialização de Leites e Derivados (ILD)

Aqui falamos sobre a composição química do leite, fatores que influenciam na sua produção, transporte, armazenamento, microorganismos e etc. Nossas aulas práticas dessa disciplina envolveram análises em diferentes tipos de leites, queijo minas frescal, Iogurte para beber (sabor morango), requeijão, leite em pó, doce de leite e sorvete. Mais uma vez, coloquei aqui na sequencia em que as aulas aconteceram, por ordem de dificuldade e sem esquecer de nenhuma.

Dentro de tudo isso há conceitos que sempre são abordados em todas as matérias que são: Informações de Mercado dos produtos, possíveis contaminações e maneiras de evitá-las, composição química, produtos derivados daquela matéria prima, maquinários utilizados, legislação e boas práticas. Além de cálculos variados usados para diferentes finalidades dentro de cada matéria, mas no geral usamos muito regra de três. Então tudo isso está nas matérias que já mencionei e nas próximas também, com exceção de COE e Gestão.

2015-08-27 15.24.58

By Isamara Nascimento

Industrialização de Balas, Chocolates e Confeitos (IBCC)

Uma das mais esperadas por todos os alunos sem dúvida! Começamos falando dos carboidratos que são açúcares, então vimos seus tipos, como são obtidos e a solubilidade de cada um, depois passamos para as balas, sua história, métodos de produção, composição, maquinários, possíveis defeitos e em seguida passamos para o cacau, inclusive conheci um cacau pessoalmente pela primeira vez, experimentei e é muito bom! Mas, voltando, seguimos a mesma linha de raciocínio das balas quando fomos tratar do assunto cacau e chocolate.

Só para efeito de curiosidade essa foi a disciplina que mias fizemos contas durante as aulas e provas. E também não fomos para o laboratório, ficamos apenas nas plantas de processamento, onde fizemos balas duras e mastigáveis, caramelos, fondant, bombom sólido simples e crocante, bombom recheado (cereja ao licor), recheios para bombom (chocolate meio amargo e maracujá) e consequentemente os bombons com esses recheios… Muito bom!

2015-10-06 13.35.40

By Isamara Nascimento

Gestão de Pessoas

Essa disciplina foi feita para sairmos da nossa zona de conforto e refletirmos sobre situações que acontecem no cotidiano e que podem acontecer em um ambiente de trabalho. Então as aulas eram sempre dinâmicas, com atividades e métodos de avaliação não convencionais. Tem tudo pra ser uma das suas matérias preferidas ou a pior de todas! Mas é tudo feito visando uma melhor relação entre as pessoas.

Então ao longo do semestre trabalhamos com todas as pessoas da sala, em grupos diferentes, trabalhamos bastante com peças de montar e vivenciamos situações que demostravam por exemplo conceitos organizacionais de uma empresa, funções dos funcionários, importância do planejamento, liderança, qualidade, resolução de problemas, conflitos, motivação e comunicação.

IMG-20150926-WA0007

By Isamara Nascimento


Minha opinião

As aulas práticas dão uma boa dimensão de como tudo funciona nas indústrias, o sistema de ensino faz o aluno buscar as informações e correr atrás, não simplesmente decorar, então vamos para biblioteca e sala de informática com muita frequência e isso ajuda bastante. Fazemos muitas pesquisas, muitos relatórios, muitas apresentações e poucas provas! Então se você se empenha em estudar e aprender, seu aproveitamento se torna muito grande apesar de não ser 100% porque isso é praticamente impossível! Além de diversos motivos como falta de tempo ou planejamento e até superficialidade!

Nós temos matérias que abrangem todos os pontos importantes para ser um bom profissional, claro que não é nada muito aprofundado, mas o essencial está ali! E se você busca trabalhar em alguma área que envolva pelo menos um pouco do que você viu aqui, este curso irá te ajudar bastante.

De modo geral o curso é muito bom, recomendo!

Aqui em baixo tem um pouco mais das coisas que fiz, mas prometo que ano que vem tento tirar mais fotos, mas já aviso que não faremos mais nada de comer…

Anúncios

2 comentários sobre “Primeiro ano do Curso Técnico de Alimentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s