Resenha | Jogos Vorazes: A esperança – O Final (Hunger Games: Mockingjay – Part 2)

Olá pessoas!

Fui assistir ao filme nos cinemas e, como não poderia deixar de ser, vou comentar sobre aqui para vocês!

Caso queira conferir minhas impressões gerais sobre os livros e a história, confira a resenha sobre a trilogia que eu fiz!

Como sempre, igual a todas as resenhas, farei um breve resumo da história do filme antes de comentar! Mas no geral, para aqueles que já leram o livro, a história é muito fiel ao livro e não deixa muito a desejar em relação a história original.

Esse filme traz a conclusão da saga com continuação da luta dos distritos pela sua liberdade e de Katniss contra o Presidente Snow. No meio de toda a guerra em Panem, Katniss (Jennifer Lawrence) junto com Finnick (Sam Claflin), Gale (Liam Hemswworth), seus companheiros do distrito 13 e Peeta (Josh Hutcherson) vão para a capital para que Katniss possa matar Snow e libertar todos os cidadãos. No meio de tudo isso é como se todos estivessem vivendo mais um dos Jogos Vorazes.


Para quem assiste o filme sem conhecer a história ou para quem não é fã da saga, a história pode ser um pouco cansativa, lenta e pouco surpreendente, já que é uma continuação e principalmente por começar de forma devagar, sem muita ação ou acontecimentos marcantes. A personagem principal Katniss continua a mesma e por essa razão não surpreende.

No entanto o enredo é bastante fiel ao que está nos livros, a história mantém um ritmo cadenciado, evidenciando a carga emotiva e dramática, além das poucas cenas de ação que foram bem desenvolvidas, intercalando momentos empolgantes e emocionantes. Os cenários foram bem construídos e bem aproveitados dentro do ambiente sombrio e violento do filme.

Woody Harrelson

Personagens que poderiam ser melhor explorados, simplesmente não foram e para mim isso deixou a desejar já que a trama ficaria muito mais interessante e, no mínimo, mais sarcástica. Por exemplo: Finnick (Sam Claflin), Haymitch (Woody Harrelson) e Johanna (Jena Malone) mereciam maior destaque no filme na minha opinião, tiveram participações muito breves e singelas que podiam ser mais exploradas! Como prova de que não falo só por mim, os momentos em que os espectadores mais se divertiram dentro do cinema, foram nesses breves momentos em que eles apareciam, pois eram de fato personagens fortes e com grande potencial.

Philip Seymour Hoffman que interpretava Plutarch, um dos criadores e desenvolvedores dos jogos que estava ao lado dos rebeldes, faleceu antes de terminar as gravações e teve uma participação breve no filme também. Liam Hemswworth que interpretava o Gale, quase não apareceu em termos de atuação, na verdade foi a pior interpretação no filme para mim.

jogos vorazes 2

Josh Hutcherson

Falando em Gale, o triangulo amoroso presente na história simplesmente não funcionou. A Katniss em si já não se mostrava interessada com isso apesar de ter uma leve dúvida em relação aos seus sentimentos, que no filme não fica tão explícita. Mas acredito que pela péssima atuação de Gale na história de um modo geral, essa questão do amor também ficou distante e em momento algum empolgou ou nos fez ficar interessado por isso, mas sim desinteressada, da mesma forma que Katniss. Então sim, Peeta 100 vezes melhor que Gale! (Minha opinião…)

Julianne Moore

Um destaque no filme foi a atuação de Julianne Moore no papel da presidente Alma Coin, líder dos rebeldes contra a Capital. Ela faz o papel ficar ainda mais interessante e cheio de classe. Outra atuação muito boa também foi do Josh Hutcherson que deixa transparecer bastante toda a confusão, medo e sofrimento no olhar de Peeta. Sem contar a  Jennifer Lawrence que traz de forma muito intensa a raiva, sofrimento e angústia da personagem. Realmente uma ótima atriz.

No filme achei a Katniss menos perturbada do que nos livros, e o final havia uma felicidade completamente fora de contexto!… Apenas mais um artifício Hollywoodiano para o nosso entretenimento! Mas de qualquer forma o que ficou nítido no filme e também nos livros foi que Katniss, diferente do que tentavam passar não só dentro do filme, mas para nós espectadores, ela não era uma heroína que lutava por todos, era apenas uma garota que defende a própria sobrevivência e os próprios interesses por raiva, medo, amor, teimosia… Não deixando mesmo assim de representar uma personagem forte, uma mulher forte.

Foi uma boa produção cinematográfica, mas não tenho certeza que vá agradar a todos! Eu gostei, apesar de ter saído do cinema frustrada pela maneira que terminou e com o mesmo sentimento de quando eu terminei o livro…

De qualquer forma foi uma saga diferente que apresentou um outro tipo de história e vale a pena conferir todos os filmes!

Imagens disponíveis em:
<http://cinepop.com.br/wp-content/uploads/2015/09/jogosvorazesfinal_37.jpg&gt;
<http://imguol.com/c/entretenimento/16/2015/09/30/30set2015&gt;
<http://cdn.playbuzz.com/cdn/f29cfb30-0493-4878-b242-eac5b905b04c/fa853b39-a1b0-415e-823b-f9372a7938fc.jpg&gt;
<http://cinepop.com.br/wp-content/uploads/2015/10/hunger-games-josh-hutcherson.jpg&gt;
<http://cdn.collider.com/wp-content/uploads/the-hunger-games-mockingjay-part-1-julianne-moore-alma-coin.jpg&gt;
<http://cinepop.com.br/wp-content/uploads/2014/09/Jogos-Vorazes-A-Esperanca-160914-2-750×380.jpg&gt;
Acesso em: 21/11/2015

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s