Saga Inglês | FCE: Partes da prova

Hello!

Há um tempinho eu comentei sobre o Speaking, uma das partes do FCE, nesse post aqui! Então se você gostaria de saber um pouco mais da uma conferida lá!

Agora eu vou concluir esse assunto falando das outras etapas da prova que são: writing, listening, reading e use of language. Nesse post aqui eu falo um pouco sobre o que é essa prova e como ela funciona, vale a pena dar uma olhada caso você ainda não tenha conferido, porque assim você consegue entender a sistemática do teste.

Aqui o foco vai ser falar um pouquinho de como funciona cada parte da prova e dar dicas para que você possa tirar uma boa nota.

University of Cambridge

Writing – 1 hora e 20 minutos

Essa parte da prova tem 2 partes, na primeira você tem um Essay com um tema específico e algumas observações que devem ser colocadas no texto. Na segunda parte você tem sugestões de temas e tipos de redação para escolher qual for de sua preferência, mas de qualquer forma você deve escolher uma das opções. Ou seja, você fará duas redações nessa etapa da prova.

  • Não se esqueça de falar sobre os tópicos apresentados para o Essay, que seria o equivalente a uma dissertação;
  • Atinja o número mínimo de palavras exigidas e nem ultrapasse o limite. Sim, eles vão contar palavra por palavra;
  • Tente não cometer muitos erros logo no início do Essay, do contrário eles nem continuam a correção da sua redação;
  • Seja formal no Essay, ou seja, não utilize contrações, evite o uso de There is/ There are, utilize a voz ativa e evite o uso de palavras como really, very, a lot e so. Veja os exemplos:

They don’t understand – They do not understand

There are many issues that students face at uniersity – Students face many issues at university

He gave assistance to my friend – He assisted my friend

Many students think university is very hard – Many students think university is difficult

Caso você esteja acostumado a escrever as palavras em inglês americano, não se preocupe que eles não descontam nota disso, mas cada erro de spelling, cada erro ao escrever as palavras que você cometer será descontado.

Listening – 40 minutos

Essa etapa é dividida em 4 partes, mas não há pausa entre elas, o que significa que são 40 minutos corridos, sem mais nem menos. É colocado um CD no qual são tocados monólogos e diálogos e há a voz de um locutor que explica quando o áudio se inicia ou termina. Cada áudio é tocado somente duas vezes, assim que é trocada a questão, a anterior não poderá ser repetida.

Aqui você tem um exemplo idêntico do que acontecerá no momento da prova.

Basicamente durante o Listening você terá que responder questões de múltipla escolha para áudios curtos e longos, completar espaços em branco em um texto longo com a palavra correspondente e também correlacionar opiniões e textos de áudios curtos.

  • Acostume-se previamente com o sotaque britânico, caso contrário será muito difícil entender o que eles falam. Nesse post aqui eu falo um pouco sobre as diferenças entre o inglês americano e britânico;
  • Antes de iniciar o teste comece a falar em inglês, ouvir músicas ou áudios para que seu cérebro já vá engrenando para o idioma;
  • Ouça pela primeira vez o áudio da questão para se acostumar com a história, se conseguir logo de primeira anote a resposta, mas confirme durante a segunda vez. Mas prefira identificar a resposta na segunda vez;
  • Aproveite os segundos de silêncio entre as falas do locutor para ler as alternativas.

Em áudios sem pausa e longos, vá fazendo anotações do que acha que é e na segunda vez confirme as respostas, focando nas que tiver dúvida.

Reading – 1 hora

Na parte do Reading há três partes, tem longos textos e questões de múltipla escolha a respeito dos textos, textos que você deve completar espaços em brancos com as palavras que considerar corretas e textos para relacionar com frases que demonstrem a ideia principal do texto.

  • São muitos textos e muito cansativos, então foque nos que forem mais fáceis primeiro ou menores, depende do que é melhor para você;
  • Leia a pergunta primeiro e depois leia o texto, assim você consegue ter um direcionamento maior para saber qual a resposta certa.

Mas fique tranquilo que os textos são de fácil compreensão e não há nada técnico que será exigido de você, nem significados de palavras, apenas interpretação de texto.

Use of English – 45 minutos

Nessa partes eles testam seu vocabulário e gramática. Simples assim. Então tem frases para serem reescritas de maneira diferente, mas mantendo o sentido, textos nos quais você deve escolher quais palavras usar para completar as frases, prefixos e sufixos de palavras e textos com opções de palavras para você completar as frases

  • Ter domínio de gramática e vocabulário é muito importante para ter maior pontuação e tranquilidade para fazer a prova.

Nesse link aqui você consegue mais informações, alguns testes e outras coisas que precisar.

E aqui em baixo eu vou deixar uma prova com todas as partes para vocês praticarem, e mesmo que não dê para praticar sozinho a parte do speaking, serve para você darem uma olhada e entenderem ainda melhor o que será cobrado de vocês.

Cambridge English First – 2015

Tenha bons estudos e boa prova!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s