Resenha | Trilogia Jogos Vorazes (Hunger Games Trilogy)

Olá pessoas!

Sim, eu sei que esse é um assunto bem velho, mas eu sou uma pessoa bastante atrasada no que diz respeito a certas coisas! Mas recentemente terminei de ler os três livros da saga Jogos Vorazes e gostaria de fazer aqui alguns levantamentos sobre as percepções que tive dos livros considerando vários pontos da história.

Jogos Vorazes é uma saga escrita pela autora Suzanne Collins que foi lançada há muito tempo atrás, mas só agora que eu resolvi ler os livros, para poder comparar com os filmes, e principalmente entender melhor a essência da história. Só avisando que não gosto muito de dar spoilers, portanto eu não farei isso! Mesmo a história sendo muito conhecida…

Mas farei comparações dos livros com os filmes com certeza!

De uma maneira resumida a história é uma distopia, uma visão de como será nosso futuro distante baseada em ações feitas no presente, logo tudo se passa na América do Norte num lugar conhecido como Panem onde estão as únicas pessoas existentes no mundo e a população é divida em Capital e 13 Distritos, sendo tudo controlado pelo Presidente Snow. Na Capital vivem os mais ricos e cheios de luxo graças aos distritos que fornecem todos os produtos que são comercializados na capital, enquanto que os Distritos são todos pobres, nada que eles produzem fica para eles, as pessoas que moram lá vivem para trabalhar e manter as necessidades da Capital.

Em um determinado momento, esses 13 Distritos se revoltaram com essa situação desumana que viviam e se rebelaram contra a Capital, porém as coisas não deram certo para a população, o 13º distrito foi extinto e como forma de punição a Capital criou os Jogos Vorazes que aconteceriam todo ano, onde cada distrito teria que mandar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para lutarem até a morte em uma arena até que só restasse uma pessoa. E a história começa em um desses dias, quando as crianças são sorteadas para irem para a arena. Dentro do distrito 12, está Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos que tem uma irmã chamada Primrose de 12 anos que é sorteada para participar dos Jogos, mas prontamente a Katniss se voluntaria em seu lugar e vai para os jogos junto com um garoto chamado Peeta Melark e tudo começa a acontecer a partir daí.


Na história vemos que as pessoas da Capital, em sua maioria, se preocupam só com a aparência, são consumistas, visam sempre o lucro e assistem aos jogos na TV como uma forma de diversão e entretenimento, enquanto que as pessoas nos Distritos são mal tratadas, submissas e assistem aos jogos por serem obrigados, já que é um lembrete à eles que a Capital está no comando e é assim que deve permanecer.

O nome Panem vem da expressão “Pão e Circo”, política utilizada antigamente na Roma para conter a maioria da população que era pobre, evitando assim as rebeliões. Para isso o governo fornecia trigo e entretenimento gratuitamente ou à um preço muito mais baixo para o povo, sendo o entretenimento as lutas entre os gladiadores feitas normalmente no Circo Máximo Romano. E é exatamente o que acontece no livro, enquanto os mais pobres sofrem, o governo fornece “entretenimento” para os moradores da capital e dos distritos, que na realidade é apenas um aviso de quem está no controle.

Tanto no livro quanto no filme essa crítica social é bastante presente, porém no filme essa parte é menos evidenciada, já que ninguém busca críticas sociais ou retratos da sociedade atual nos filmes, mas sim uma distração e entretenimento. Por isso quis ler o livro, por ser voltado para um público diferente e ter um foco diferente, podemos enxergar a história de uma outra maneira.

Mas tudo no livro e no filme é bom, e como a própria autora do livro menciona, cada um que lê o livro se identifica mais com um aspecto da história do que com outros, devido o meio social e experiências já vividas por cada um. As pessoas podem ver Jogos Vorazes como uma historia de superação, de demostração do poder feminino, de enfrentamento à uma ditadura ou uma história de um triângulo amoroso.

Favorite quote from the entire book: Falando em triangulo amoroso, no filme ele é muito mais evidenciado e mais presente do que no livro, mas já que tocamos no assunto acho que o Peeta, o garoto que vai com ela para a arena, é quem merece de fato ficar com ela… Ele entende muito melhor a situação dela e realmente demonstra amor de verdade, enquanto o Gale que é o amigo desde a infância da Katniss parece ter um amor mais de amizade e cuidado!

Mas de modo geral o filme é bem fiel ao livro, acho que os atores foram muito bem escolhidos para cada personagem e são bons atores.

Mais uma vez o último livro de uma série é divido em duas partes para ser passado no cinema… Eu acredito que não seria necessário. Apesar da história ser rica em detalhes importantes, acho que podeira ser feito um filme de três horas ou mais e os fãs da saga assistiriam sem problema. Mas o lucro sempre fala mais alto… O que se torna bastante contraditório se pararmos pra pensar no que defende a história do livro! Mas, continuando…

Ok we don't have a six but I decided to start the games comment I am ready and when everyone has responded we will start: Quando eu terminei a história (parte que sairá nos cinemas em breve) eu fiquei com um sentimento bem triste, não de apego aos personagens, mas pelas circunstâncias que a história terminou e pela percepção que tive da história que foi mudando conforme eu lia… Mas de qualquer forma os pensamentos que ficaram mais fortes pra mim na última página foram:

Quando se está em uma guerra, ganhando ou perdendo, nada volta a ser como era antes e as consequências são inimagináveis; Eu já achava a Katniss um pouco perturbada no começo do livro, e no final mais ainda! Sem contar o fato de que as únicas pessoas que ela realmente amava eram seu pai e sua irmã… SÓ! Por mais que ela queira os sentimentos que ela mais tem são medo e dúvidas…

Mas no geral é uma boa história, nos faz pensar em várias coisas e perceber diferentes pontos de vista da história!

Caso vocês queiram ver o que a autora tem a dizer sobre o livro, vou deixar o vídeo aqui em baixo para vocês!

Imagens disponíveis em:
<http://weeballsweb.com/wp-content/uploads/2011/02/hunger_games_trilogy.jpg?w=680&gt;
<http://elite42.com.br/wp-content/uploads/2013/07/jogos-vorazes-em-chamas.jpg?w=680&gt;
<http://larissaherbst.com/wp-content/uploads/2013/11/2013-11-17-image3.jpg&gt;
<https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/55/b9/9e/55b99e7691f858e287e49c31e49379c3.jpg&gt;
<https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/ea/25/5d/ea255da66ffa74a91c3aba149c2253ef.jpg&gt;
Acesso em: 01/11/2015

Anúncios

3 comentários sobre “Resenha | Trilogia Jogos Vorazes (Hunger Games Trilogy)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s