Dia das Bruxas (Halloween)

Olá!

Outubro chegando e muita gente já está pensando na festa do Dia das Bruxas, também conhecida como Halloween! E com os impostos e preços lá em cima esse dia fica ainda mais assombrado!

Porém mesmo conhecendo a festa provavelmente muitas pessoas não sabem porque comemoram esse dia e nem como ele surgiu então nós vamos falar sobre essa comemoração agora!

 Halloween é uma data comemorativa bastante comum, principalmente nos Estados Unidos. Celebrada todo dia 31 de outubro ela acontece na véspera do Dia de Todos os Santos, por isso o nome Halloween que deriva de “All hallow’s eve”  que significa “véspera de todos os santos”.

Surgiu na cultura dos Celtas, antigo povo que habitava as Ilhas Britânicas, que acreditavam que nesse dia os espíritos saíam dos cemitérios a procura dos vivos para tomar posse de seus corpos. A fim de espantar esses espíritos os celtas colocavam objetos assustadores nas casas como caveiras, abóboras decoradas, entre outras coisas.

Na idade média essa celebração foi levada pelos povos pagãos à Europa durante o processo de disseminação do cristianismo, portanto era condenada na Europa por ser associada às bruxas e feitiçarias, passando então a ser chamada de Dia das Bruxas. Todos aqueles que comemoravam essa data eram perseguidos e condenados à fogueira da inquisição. A igreja cristã, com intuito de deter as influencias pagãs na Europa, criou o Dia de Finados no dia 2 de novembro.

A partir daí, por esse tema de morte e coisas assustadoras, a festa atualmente mantém esse enfoque e pode variar de uma coisa mais lúdica para outras completamente bizarras e assustadoras, sendo muito comum referências a monstros, bruxas, vampiros, superstições, fantasmas, zumbis e animais nojentos. Em outros países há o costume de vestir as crianças com fantasias “assustadoras” para que elas saiam pedindo doces pela vizinhança com a famosa frase “Doces ou travessuras!” Os disfarces e máscaras usados seriam para evitar que as pessoas fossem reconhecidas pelos espíritos

É uma comemoração não muito comum no Brasil e bastante polêmica que divide opiniões justamente por reforçar uma comemoração que não faz parte da cultura brasileira e algumas religiões principalmente as cristãs defendem que essa é uma comemoração que dissemina mensagens negativas e anticristãs.


Dentre as várias lendas de Halloween uma bastante conhecida é a lenda irlandesa sobre Stingy Jack que achei bastante interessante e vou contar para vocês agora!

Stingy Jack era um homem miserável, velho e bêbado que adorava importunar a vida de todos que encontrava. Em uma noite de Halloween o Diabo em pessoa resolveu procurar esse homem de quem tanto falavam para levar sua alma embora.

Quando Stingy se deparou com essa criatura percebeu que era seu fim e decidiu pedir para o Diabo que pudesse tomar um último drink, e o Diabo não viu motivos para não deixar. Logo após beberem Stingy não tinha como pagar e acabou convencendo o Diabo a se transformar em um moeda para que pudesse pagar a conta, então ele se transformou. Porém Stingy muito esperto colou-o no bolso onde tinha um crucifixo, impedindo assim que ele retornasse a sua forma original. Com isso Stingy decidiu fazer um acordo, ele libertaria o Diabo se ele só voltasse para buscar sua alma depois de 10 anos. E o Diabo consentiu. 

Dez anos depois, como combinado Stingy se viu na frente do Diabo outra vez que estava pronto para levar sua alma, mas mais uma vez Stingy tinha um último pedido, que era comer uma maçã que estava próximo a eles em uma macieira. Mais uma vez o Diabo aceitou em fazer sua vontade e subiu na árvore para pegar a maçã e rapidamente Stingy colocou vários crucifixos em volta da árvore, deixando o Diabo preso a ela sem poder descer. Mais uma vez, para libertá-lo Stingy exigiu outro acordo, que sua alma jamais fosse tomada por ele, e assim foi feito mais um acordo.

Ao morrer, Stingy se viu em frente às portas do céu, mas foi rejeitado por causa da vida que levou e principalmente por ter feito acordos com o Diabo, então ele foi ao portão do inferno onde também foi negado devido o acordo que tinha feito, no qual o Diabo jamais poderia pegar sua alma. Sem saber para onde ir o Diabo o mandou voltar para o mesmo lugar de onde veio, porém o caminho era muito escuro, por isso o Diabo entregou a ele uma brasa direto do fogo do inferno que Stingy colocou dentro de um nabo que sempre carregava com ele.

Daquele dia em diante, Stingy Jack foi condenado a vagar pela terra, sem um lugar de descanso e apenas com o seu nabo aceso para iluminar o caminho na escuridão.

E foi assim que surgiu a adaptação para a abóbora iluminada símbolo do Halloween!


Caso vocês queiram fazer uma abóbora dessa ou outra coisa que leve uma cara bem assustadora eu vou deixar alguns exemplos de olhos e bocas que eu mesma fiz para vocês usarem e fazerem uma boa Decoração de Halloween!

Olhos assustadores

Bocas assustadoras

Com isso você pode montar as caretas da maneira que achar melhor!

Caras de abóbora

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre o Halloween e que tenham se inspirado para fazerem alguma coisa legal!

Imagens disponíveis em:
<http://static.tumblr.com/d5446b4ca60d7500c840b84447a5141e/pzviiow/NXrnumx8e/tumblr_static_64h01xmwtzkscows0oc80s0s4.gif&gt;
<http://media.giphy.com/media/BgHYIANeAuh3O/giphy.gif&gt;
<https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/236x/84/9a/0d/849a0d227c28740b8fd260a2a3884439.jpg&gt;
<http://auto.img.v4.skyrock.net/3662/79983662/pics/3028212552_1_86_98OHtmlQ.gif?w=680&gt;
Acesso em: 22/09/2015

Anúncios

Um comentário sobre “Dia das Bruxas (Halloween)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s