Saga Inglês | Escolhendo filmes, séries e músicas para aprender inglês

Olá!!!

 Em vários momentos vemos por aí que filmes e músicas são ótimas opções para quem quer aprender inglês, porém ninguém explica como escolher o melhor tipo de música ou filme para conseguir progredir de forma mais rápida e até mais fácil!

É importante saber o nível de entendimento que você tem do idioma e ir praticando, assim o progresso acontece de forma natural, mas não custa nada algumas dicas para facilitar a vida.

E é sobre isso que vou falar agora!

 Basicamente para se ter um bom aproveitamento a regra básica é ler, ouvir ou assistir aquilo que te agrada e que principalmente você vai querer ler, ouvir ou assistir mais de uma vez! Mas dentro disso existem melhores opções para determinados momentos do aprendizado porque se você começa da maneira errada você pode ficar desmotivado ou achar que é mais difícil do que realmente é.

Antes de ser mais específica, o que se deve considerar na hora de decidir por onde começar são os seguintes aspectos:

  • Sotaque – é importante saber se o inglês é americano ou britânico e de qual região é o sotaque;
  • Nível cultural – existem as gírias, as palavras mais formais, outras do dia a dia, então é bom prestar atenção;
  • Velocidade de pronúncia – existem variações na velocidade da fala que podem atrapalhar tanto em músicas quanto em filmes, por isso é necessário saber até onde você entende;
  • Época – Músicas e filmes antigos, ou de época, tem um inglês mais difícil ou formal, enquanto que os de hoje em dia são mais coloquiais e sofrem diversas variações;
  • Principal tema abordado – se a música ou filme falam sobre amor, logo você sabe que o vocabulário vai girar em torno disso.

Dessa forma você sabe muito bem o que realmente está aprendendo e se é isso que você quer.

Agora vamos aos melhores gêneros de filmes e seriados!

  • Filmes, Seriados e Programas

Infantil – Sim… Parece estranho, mas faz sentido. Se você está num estágio inicial toda ajuda é válida, então nada mais fácil do que desenhos infantis, pois é uma linguagem super fácil, bastante demonstrativa e que muitas vezes tem até o intuito de ensinar inglês. Como WordWorld e Super Why.

Mas caso você simplesmente não suporte os desenhos você pode partir para outras opções. Seguindo no nível básico…

Comédias – São boas porque geralmente a ação do momento tem conexão com as falas, por isso se torna mais fácil de entender, fora as várias repetições dos bordões que acontecem a todo momento como por exemplo em Everybody Hates Chris e Friends

Depois da comédia, para um nível intermediário…

Ação – São filmes bastante detalhistas e explicativos, pois a todo momento o vilão explica seus motivos para fazer maldades e os heróis explicam seus super planos, etc, etc… Tudo isso torna a compreensão fácil também como em Captain America e Salt.

Passando do intermediário o gênero já não vai influenciar muito, pois sua compreensão será suficiente para compreender bem os filmes e séries. Mas você pode assistir dramas que possuem uma linguagem um pouco mais rebuscada e cheia de floreios, depois passar para os dark comedies que brincam mais com o idioma e por aí vai. Mas lembre-se vai muito do que você gosta também…

Para quem não tem muito tempo, os seriados tem o lado positivo de terem episódios menos longos que um filme e tem continuação, logo você mantém contato com o idioma por mais tempo. Mas de um modo geral tanto filme quanto seriados são bons!

A questão da legenda é um pouco controversa, mas o que eu acho interessante é: pegue o hábito de assistir tudo em inglês, se você estiver muito no começo use a legenda em português, mas quando você já tem um certo conhecimento, acha que consegue entender ou pelo menos já conhece a história, use a legenda em inglês! Pelo menos é assim que eu fazia. Depois… Nada de legenda!!

  • Músicas

Não tem muito como sugerir estilos musicais porque vai muito do gosto de cada um, mas o que é importante:

  • Saiba a letra, para isso ouça enquanto lê a letra da música junto, mas não veja as traduções logo de cara, tente entender sozinho primeiro;
  • Preste atenção nas licenças poéticas, ou seja, erros gramaticais feitos de propósito para que a música fique melhor. Exemplo: Na música Black or White do Michael Jackson ele diz: “It don’t matter if you’re black or white” o correto é “It doesn’t matter…” então não é porque está na música que está correto e podemos usar livremente;
  • Os ritmos menos indicados para quem está começando são aqueles com muitas gírias e aqueles que são rápidos de mais, ou seja, Rap, Hip Hop e Black music, mas depois esses são essenciais para melhorar o entendimento e vocabulário.

Espero que tenham gostado das dicas, a ideia foi dar um direcionamento e algumas sugestões para facilitar os estudos de vocês.

Vejo vocês na próxima!

Imagens disponíveis em:
<http://robdavidny.files.wordpress.com/2010/10/ww_poster_house.jpg&gt;
<http://outoftheblueenterprises.com/wp-content/themes/ootb/images/4-Superwhy-Group.png&gt;
<http://infocletico.com.br/wp-content/uploads/2014/04/musicas-todo-mundo-odeia-chris1.jpg&gt;
<http://www.beevoz.com/wp-content/uploads/2014/12/friends.jpg&gt;
<http://media.comicbook.com/wp-content/uploads/2014/01/captain-america-the-winter-soldier-3.jpg&gt;
Acesso em: 06/08/2015

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s