Saga Inglês | O que é FCE (First Certificate in English)?

Hello people!

Recentemente terminei meu curso de inglês e como prova final nós fizemos o FCE – First Certificate in English (Cambridge English: First) que, assim como todos esses testes de inglês, serve para comprovar o quanto você domina do idioma!

O lado bom de tudo isso é que eu não tive que pagar para fazer a prova, pois foi tudo custeado pela escola CNA que adotou esse novo sistema recentemente, e vou te contar… é caro, por volta de R$300,00 pra mais!

University of Cambridge

Portanto eu resolvi compartilhar com vocês tudo o que sei sobre essa prova, a minha experiência com o FCE Test e algumas dicas de como se preparar.

Esse tema será divido em partes aqui no blog, e nesse primeiro momento eu vou responder algumas dúvidas frequentes a cerca do que é o FCE, pra que serve, como funciona, e como você consegue fazer a prova.

  • O que é o FCE?

É um exame para aquelas pessoas que tem o nível chamado de upper-intermediate, ou seja, mais que intermediário, mas ainda não é fluente. É um certificado com mais de cinquenta anos de existência, aceito em diversas universidades e empresas no Brasil e no mundo. Esse certificado comprova que sua a capacidade de compreensão do inglês é boa o suficientemente para trabalhar, estudar ou até morar em um ambiente onde o idioma é utilizado.

  • Para que serve o FCE?

Ter uma certificação internacional de proficiência é um diferencial importante no seu currículo. Além de comprovar que você tem determinado nível de inglês, você mostra que é comprometido com seu desenvolvimento e que é dedicado. Serve principalmente quando você quer tirar um visto internacional para trabalho ou estudo em outro país.

  • Como consigo fazer a prova?

Caso você já esteja fazendo um curso de inglês em uma escola particular, certifique-se se sua escola fornece esse teste, como é o caso da Cultura Inglesa ou o próprio CNA, caso contrário, eles indicarão o local onde você pode se inscrever para fazer a prova.

Por outro lado, se você é um autodidata, antes de qualquer coisa você pode verificar em qual nível exatamente você está e encontrar o tipo de exame certo para você. Em seguida, encontre um centro autorizado onde você possa pegar mais informações a cerca do preço, dias de prova e como se cadastrar para fazer a prova.

  • Como funciona a prova?

 A prova expõe situações do cotidiano de modo a avaliar se o aluno consegue entender a ideia principal do que está sendo exposto, expressar-se de forma clara, manter uma conversa sobre assuntos variados e argumentar de forma coesa.

Para isso existe um padrão de como a prova acontece:

Detalhes da prova

  • Como é feita a avaliação?

A avaliação é feita por letras. Se você tirar A(1,2), B(1,2) ou C(1,2) você passa, D, E ou U você não passa, sendo a nota mais alta o C2, considerado a perfeição para esse teste. Porém, considerando que todos queremos conseguir uma nota boa o mínimo que você deve tirar é o B2, acima disso você é quase um native speaker, abaixo disso você não está tão mal, mas as universidade ou empresas que aceitam o certificado preferem notas mais altas.

cambridge-english-scale-first

Como eu expliquei agora pouco, essa prova é para pessoas que são quase em um nível avançado, ou seja, compreendem e se expressam bem, mas não de forma fluente.

Por essa razão eles denominam de B2 level, caso ao fazer o teste você conseguir uma nota maior que essa você pode tentar outros tipos de provas mais difíceis.

Clique aqui para ver uma comparação entre as notas em diferentes tipos de provas.

Caso você queira mais informações clique no seguinte link para ter acesso a um PDF, todo em inglês obviamente, com todas as informações necessárias caso você deseje se tornar um candidato – Information for candidates document


Nos próximos post eu vou me aprofundar melhor em cada parte da prova, o que você deve saber e como se preparar para conseguir uma boa nota!

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários

Anúncios

4 comentários sobre “Saga Inglês | O que é FCE (First Certificate in English)?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s