Falando Sobre… Nanotecnologia nos alimentos

Olá!

Nesses últimos dias de aula, todos os alunos estavam se preparando para fazer a última apresentação sobre um determinado tema. No meu caso e das pessoas que estavam no mesmo grupo que eu, nós tivemos que falar sobre Nanotecnologia em alimentos! Então, aproveitando a pesquisa que nós fizemos eu vou falar um pouco sobre isso para vocês, porque o assunto é bem legal!

Primeiro: O que é nanotecnologia?

O prefixo nano vem do grego e quer dizer “anão” e atualmente é utilizado como unidade de medida para definir a bilionésima parte do metro, ou seja, muito pequeno. Com estudos realizados a cerca de elementos nessa nano escala, a nanotecnologia vem para desenvolver substâncias e dispositivos ainda melhores e menores do que o macro e o micro. E apesar de ser considerada uma área tecnológica nova o homem já convive com elementos nano desde a antiguidade sem mesmo saber disso.

O físico, cientista e professor Richard Feynman foi quem deu o ponta pé inicial, em 1959, para que a nano matéria se tornasse conhecida mundialmente com uma palestra que posteriormente veio a se tornar um artigo científico chamado “THERE’S PLENTY OF ROOM AT THE BOTTOM”. Porém a Nanotecnologia em si só se estabeleceu em 1974 com Norio Taniguchi no Japão.

Áreas de aplicação da Nanotecnologia

Atualmente nanopartículas são usadas, ou pelo menos testadas em inúmeras áreas como por exemplo em cosméticos, computadores, remédios, alimentos, entre outros.

Nano products

Tratamentos de tumores, protetores solar, embalagens comestíveis, celulares e televisores flexíveis finos como uma folha de papel, e muitas outras aplicações.

Porém, por não haver ainda estudos o suficiente para identificação dos riscos que essa tecnologia pode causar, torna-se não obrigatório especificar se o produto contém essa tecnologia ou não. Algumas empresas que declaram estudar e realizar testes com nanopartículas são, por exemplo a Nestlé, Kraft, Heinz e Unilever. Dessa forma cria-se uma grande discussão dentro desse meio científico pra definir alguma legislação que estabeleça regras a cerca desse assunto.

Nanotecnologia nos alimentos

A definição de nano alimento vem das técnicas ou ferramentas nanotecnológicas usadas durante o cultivo, produção e até mesmo embalagem do alimento, mas não quer dizer que são alimentos atomicamente modificados ou alimentos produzidos por nanomáquinas.

Como exemplos da tecnologia nano nos alimentos temos:

  • Aumentado no prazo de validade;
  • Embalagens inteligentes que monitoram a vida útil do produto;
  • Alimentos menores que trazem o mesmo nível de saciedade;
  • Alimentos sintéticos que proporcionam a quantidade necessária de todos os nutrientes;
  • Uso de nano prata com potencial propriedade antibiótica;
  • Alteração sensorial que intensificam os sabores, por exemplo, nanopartículas que aumentam o dulçor sem precisar adicionar mais açúcar;
  • Embalagens comestíveis;
  • Entre outros.

Tudo isso é possível graças às nanopartículas, contidas na maioria dos produtos alimentícios de forma natural, como por exemplo as proteínas (leite e milho), polissacarídeos e lipídios. Mas, construir nano partículas nos alimentos ou embalagens, pode mudar seus valores nutricionais, a vida útil, ou aparência, como foi demostrado nos exemplos. As mais utilizadas são dióxido de titânio, prata, alumínio, ouro, sílica, óxido de zinco, ferro e carbono.


Tudo o que se pode concluir de fato, é que os benefícios que a nanotecnologia pode trazer a vida das pessoas é inegável, porém há muito que se estudar e entender para que tudo isso seja feito de forma segura sem prejudicar o planeta nem os seres humanos. Toda a evolução tecnológica hoje em dia é muito rápida e não se pensa nos impactos negativos que elas podem causar, impactos sociais, ambientais, à saúde humana, etc.

Aconselho à todos que procurem saber mais sobre esse assunto porque tudo isso nos envolve de forma bastante direta e somente com informação poderemos tomar as melhores decisões.

Anúncios

2 comentários sobre “Falando Sobre… Nanotecnologia nos alimentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s