O que faz um técnico em alimentos?

Olá!

Nesse começo de ano (2015) eu iniciei um curso técnico que é voltado para a área de alimentos e pretendo compartilhar um pouco com vocês as coisas que eu vou aprender por lá. Os professores já passaram bastante conteúdo que é novo para mim, mas também revisaram coisas que eu já havia visto no ensino médio como assuntos sobre química e biologia. Mas por enquanto eu vim aqui para falar sobre o que faz um técnico em alimentos, o que nós aprendemos no curso de forma geral, entre outras coisas que foram passadas para os alunos logo nos primeiros dias.

Alimentos

O técnico em alimentos tem um conhecimento muito extenso e abrangente que vai desde a matéria-prima, processos de industrialização de um alimento até o produto final que será comprado por nós. Então antes de qualquer coisa eu já adianto para vocês: Esse não é um curso para quem quer ser um gastrônomo, chefe de cozinha ou um nutricionista. Estou dizendo isso porque 90% das pessoas que estão na minha turma chegaram lá com essa ideia, mas claro que se você quiser fazer esse curso e depois trocar de carreira não tem problema, só vai acrescentar, mas não vá achando que vai aprender a cozinhar ou fazer tabelas nutricionais porque não vai…

Para não ficar muito cansativo eu vou pontuar apenas o que é mais importante!

Curso

  • O curso é composto por 4 semestres e ao final dele os alunos devem apresentar um novo produto ou melhorar um produto que já existe (produto esse que é um alimento, obviamente ¬.¬);
  • No curso são muito presentes conteúdos de matemática, biologia e principalmente química;
  • Todos os processos ensinados são voltados para o produção industrial;
  • São necessárias vestimentas específicas para uso nos espaços de aulas práticas, os EPIs;
  • Há também aulas sobre Comunicação Oral e Escrita;

Áreas de atuação

Você pode encontrar um técnico trabalhando no controle de qualidade dos alimentos, auxiliando no desenvolvimento de novos produtos, controlando a qualidade dos insumos que serão utilizados nos alimentos, ou seja, esse profissional fica atento para que todo o trabalho de processamento, conservação e controle de qualidade dos alimentos seja feito da maneira certa. Mais especificamente você verá esse profissional em:

  • Indústrias alimentícias de produtos agroindustriais;
  • Laboratórios de análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais;
  • Frigoríficos, cozinhas industriais, restaurantes, padarias, entre outros lugares;
  • Pode até abrir a própria empresa;

É uma profissão muito importante pois são esses técnicos que garantem a segurança tanto dos alimentos quanto de quem os consome.

Com quais alimentos esse profissional trabalha?

Absolutamente todos! 😀 Grãos, massas, frutas e hortaliças, todos os tipos de carnes e bebidas, doces e até mesmo ração para animais.

AVISO: Se por acaso você é uma pessoa que não gosta de relatórios científicos, falar em público (porque a final de contas você terá que fazer palestras também), fórmulas químicas, tem nojo de insetos, microrganismos e se possivelmente você acha que não gostaria de saber o que você pode encontrar dentro de um chocolate, esse curso não é para você! Sério…


Sem dúvida nenhuma existem muitas informações sobre essa profissão, porém eu só quis introduzir o assunto para as pessoas que podem estar pensando em fazer esse curso, mas não tem certeza se é isso mesmo que querem fazer.

Espero ter sido útil! Futuramente falarei mais coisas interessantes! Já falei várias coisas interessantes aqui no blog, caso não tenha visto basta clicar em um dos links que estão aqui em baixo na seção de comentários!

Para saber mais clique aqui para ser direcionado ao Portal do Senai! 

Qualquer dúvida deixem nos comentários e se eu puder eu ajudo!

Até mais!!!

Anúncios

14 comentários sobre “O que faz um técnico em alimentos?

  1. Reinane bahia dos santos disse:

    Oi me enteressei muito nesse curso,trabalhei como ajudante de cozinha e adorava saber mais sobre nutricao ,quando soube mais sobre o curso tecnico em alimentos me apaixonei pela area,parei meus estudo no ultimo ano do ensino medio,e nao sou muito craque em matematica…mas nao vou desisti esse ano voj me matricula pro ano que vem e vou me inscrever no curso do senai…tenho 33 anos e gostaria de saber ce tem idade minima pra ingresar nessa area?desde ja agradeco e obg

    Curtir

    • Isamara disse:

      Olá Reinane! Que bom que se interessou pelo curso!!
      Não existe idade mínima, um grande exemplo é minha amiga que é casada, tem um filho de 13 anos, fez o curso junto comigo e também tinha dificuldade com matemática! Tendo tempo e vontade para se dedicar e praticar, você consegue com certeza! Obrigada pela pergunta!

      Curtir

    • Isamara disse:

      Oi Jocicleia, tudo bem?
      Eu fiz o curso pelo Senai, eles abrem turmas no início e no meio do ano e são feitas provas para que os melhores colocados sejam chamados.
      No último link que eu disponibilizei no meu post você pode encontrar essas informações com mais detalhe na parte dos pré requisitos para se inscrever.

      Espero ter ajudado de alguma forma!

      Curtir

      • Isamara disse:

        Olá Rosane!
        Não vejo problema em não dominar as matérias, se você acha que conseguiria se empenhar em aprendê-las (matemática, biologia e química) acredito que você possa fazer esse curso sim!
        A profissão exige de você esses conhecimentos e é necessário saber desenvolvê-los com tranquilidade tanto em indústrias quanto em laboratórios, principalmente em laboratório. Porém esse curso não se resume somente aos cálculos a serem feitos!
        Aqui em baixo dos comentários tem, caso não tenha visto, um link sobre o primeiro ano e outro sobre o segundo ano do curso pra vc conferir!

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s